Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Quinta, 14 de agosto de 2008, 23h17 Atualizada às 00h57

Americana ganha o ouro e bate recorde nos 200 m peito

Rebecca Soni ganha ouro na prova dos 200 m peito
Rebecca Soni ganha ouro na prova dos 200 m peito
Getty Images

A norte-americana Rebecca Soni quebrou o recorde mundial ao vencer a final dos 200 metros peito, nesta sexta-feira (horário local), conquistando sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Soni terminou a prova em 2min20s22, baixando em 0s32 o recorde anterior que era da australiana Leisel Jones, registrado nos Jogos da Comunidade Britânica, em 2006.

Jones, que venceu os 100 m nesta semana, cansou na última volta e ficou em segundo com 2min22s05, ao passo que a norueguesa Sara Nordenstam foi a terceira colocada, com tempo de 2min23s02.

Soni é a segunda nadadora norte-americana a ganhar o ouro em Pequim. A outra foi Natalie Coughlin, que venceu os 100 m costas.

"De certa forma aconteceu, fluiu. Eu me sinto ótima. Comecei forte e acelerei até o fim", disse Soni. "Tinha reservas ainda, vi Leisel atrás e acelerei mais em direção à parede".

"Não sabia o que estava acontecendo, mas consegui. Pensei que tinha uma chance, mas não estava exageradamente confiante".

Jones pôs fim a oito anos de frustrantes derrotas por pouco ao ganhar sua primeira medalha de ouro individual nos 100 m e era a franca favorita para os 200 m, mas disse que ficou sem fôlego depois de liderar, virando a metade da prova abaixo do recorde mundial.

"Realmente não pude respirar nos últimos 50 metros. Eu estava dando braçadas profundas e não podia respirar", afirmou Jones. "Uma medalha de prata ainda é uma medalha de prata em uma Olimpíada. Eu dei tudo, não poderia fazer melhor. Esta tem sido uma semana longa e difícil".

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Reuters