Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Sexta, 15 de agosto de 2008, 01h36 Atualizada às 02h24

COI anuncia dois casos de doping na Olimpíada

  • Notícias

Kim Jong Su e Thi Ngan estão fora dos Jogos Olímpicos
Kim Jong Su e Thi Ngan estão fora dos Jogos Olímpicos
Getty Images/AFP

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira que o norte-coreano Kim Jong Su e a ginasta vietnamita Thi Ngan Thuong Do foram expulsos dos Jogos de Pequim pelo fato de seus exames antidoping terem dado positivo.

Com isso, Kim Jong Su perdeu as duas medalhas que obtivera em Pequim no tiro: a prata na pistola 50 metros e o bronze na pistola de ar 10 metros.

Com a perda da prata de Su, o chinês Tan Zhongliang ficou com o segundo lugar na prova e o bronze foi para o russo Vladimir Isakov. Já na pistola de ar 10 m, a terceira posição perdida pelo norte-coreano acabou com Jason Turner, dos Estados Unidos.

Kim testou positivo para o betabloqueador propranolol, segundo o porta-voz do COI. Betabloqueadores são usados para diminuir o ritmo cardíaco, de forma que seja possível atirar, sem tremer, no intervalo dos batimentos. É usado em tiro e tiro com arco.

O atirador norte-coreano foi submetido a exames nos dias 9 e 12 de agosto, nas finais, por ter sido medalhista.

Já a ginasta vietnamita Thi Ngan Thuong Do, também fora da Olimpíada, deu positivo para furosemida, diurético que serve para mascarar outras drogas. A atleta ficou na 59ª posição no individual geral.

Thi Ngan Thuong Do foi a primeira atleta nas história dos Jogos Olímpicos a representar o Vietnã na ginástica artística.

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos

Com informações da agência Reuters


Agência Xinhua