Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Sexta, 15 de agosto de 2008, 23h41 Atualizada às 13h11

Cielo conquista primeiro ouro do Brasil em Pequim

Cielo se emociona no lugar mais alto do pódio
Cielo se emociona no lugar mais alto do pódio
Getty Images

Julio Gomes Filho
Direto de Pequim

César Cielo conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos de Pequim neste sábado. Vencedor da prova dos 50 m livre disputada no Cubo d'Água, com o tempo de 21s30, o nadador ouviu, do lugar mais alto do pódio, o hino nacional brasileiro ser tocado de forma inédita nesta Olimpíada.

» Mande uma mensagem no blog de César Cielo no Terra

Assim, César Cielo faz história. Ele é o primeiro atleta brasileiro a conquistar uma medalha de ouro olímpica na natação. O feito inédito veio com o novo recorde olímpico, marca que já pertencia ao nadador de Santa Bárbara d'Oeste, no interior paulista.

Essa é a segunda medalha de César Cielo nos Jogos Olímpicos de Pequim. Logo depois de chegar na terceira colocação na prova dos 100 m livre ao lado do norte-americano Jason Lezak, o brasileiro havia prometido mais uma medalha na prova dos 50 m livre, sua especialidade.

Para conquistar a medalha de ouro, César Cielo bateu concorrentes de peso. Com o tempo de 21s45, o nadador francês Amaury Leveaux ficou com a medalha de prata. Alain Bernard, também francês, ficou com o bronze ao cravar 21s49.

César Cielo bateu o recorde olímpico em Pequim três vezes, uma nas eliminatórias, uma na semifinal e outra na final. Uma das marcas durou apenas cinco minutos, já que foi tomada por Amaury Leveaux, compatriota de Alain Bernard, ouro nos 100 m livre.

O brasileiro ainda competiu ao lado do recordista mundial da distância, o australiano Eamon Sullivan. Ele terminou apenas na sexta colocação, com o tempo de 21s65, longe de sua melhor marca de 21s28. Cielo chegou a dizer que pensava em quebrar o recorde mundial, e ficou a três centésimos de fazê-lo.

Confira todas as medalhas do Brasil na natação:

1952 - Helsinque
Tetsuo Okamoto - bronze nos 1.500 m livre

1960 - Roma
Manuel dos Santos Jr. - bronze nos 100 m livre

1980 - Moscou
Cyro Delgado, Djan Madruga, Jorge Fernandes e Marcus Mattioli - bronze no revezamento 4x200 m livre

1984 - Los Angeles
Ricardo Prado - prata nos 400 m medley

1992 - Barcelona
Gustavo Borges - prata nos 100 m livre

1996 - Atlanta
Gustavo Borges - prata nos 200 m livre e bronze nos 100 m livre
Fernando Scherer - bronze nos 50 m livre

2000 - Sydney
Carlos Jayme, Edvaldo Valério, Fernando Scherer e Gustavo Borges - bronze no revezamento 4x100 m livre

2008 - Pequim
César Cielo - ouro nos 50 m livre e bronze nos 100 m livre

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra