Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Sábado, 16 de agosto de 2008, 09h31 Atualizada às 12h38

Sob vaias, Brasil espanta "fantasma" e elimina Camarões

Anderson tenta se livrar da forte marcação camaronesa
Anderson tenta se livrar da forte marcação camaronesa
EFE

Bernardo Ramos
Direto de Shenyang

Vaiado durante grande parte do jogo no Estádio dos Trabalhadores, em Shenyang, o Brasil conseguiu se vingar da seleção de Camarões, neste sábado, nos Jogos Olímpicos de Pequim. A equipe de Dunga passou um sufoco e, somente na prorrogação, deslanchou para fazer 2 a 0 e ficar com a vaga nas semifinais do torneio olímpico.

A Seleção reeditou a partida das quartas-de-final da Olimpíada de Sydney 2000, quando o Brasil foi derrotado pelos camaroneses por 2 a 1, com um gol na morte súbita, e foi eliminada da competição.

Na ocasião, além de amargar a eliminação precoce e continuar sem faturar uma medalha de ouro em Olimpíada, a Seleção perdeu também seu técnico. Vanderlei Luxemburgo, hoje no Palmeiras, foi demitido do cargo pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para o lugar do comandante, Emerson Leão assumiu o cargo.

Em Atlanta 96, mais um time africano no caminho do Brasil. A Nigéria eliminou a Seleção nas semifinais daqueles Jogos, ao vencer na prorrogação por 4 a 3. Em Atenas 2004, o Brasil sequer participou da Olimpíada.

Após um 0 a 0 no tempo normal e muita pancadaria (11 cartões amarelos e um vermelho), a partida foi para a prorrogação. A Seleção Brasileira tinha a vantagem de jogar com um atleta a mais dentro de campo, já que Baning foi expulso no começo do segundo tempo.

Até que o atacante Rafael Sóbis, aos 10min da primeira etapa da prorrogação, enfim conseguiu balançar as redes. Diego roubou a bola no meio-campo e encontrou o atacante do Betis, que dominou e tocou com categoria na saída do goleiro.

Quatro minutos mais tarde, Thiago Neves recebeu do camisa 10 Ronaldinho e acertou belo passe para o lateral Marcelo. De primeira, o jogador do Real Madrid tocou no canto do goleiro para marcar um bonito gol e classificar a Seleção para a semifinal do torneio olímpico.

Com a vitória, a Seleção promoverá agora um clássico sul-americano nas semifinais do torneio olímpico. Isso porque a Argentina superou a Holanda e se classificou para o duelo com os brasileiros. A partida acontece nesta terça, em Pequim.

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos

Ficha Técnica

Brasil 2 x 0 Camarões

Equipes

Renan
Rafinha
Alex Silva
Breno
Marcelo
Lucas
Hernanes
(Thiago Neves)
Anderson
Diego
(Ramires)
Ronaldinho
Rafael Sóbis
(Jô)

Tignyemb
Ghomsi
Bikey
Song
Nkoulou
Mbia
(Alain Olle)
Songoo
(Ngal)
Chedjoue
Baning
Bekamenga
(Mboua)
Bebbe


Técnico:
Dunga

Técnico:
Martin Ndtoungou

Gols

1ºT ------------- -------------
2ºT ------------- -------------
1ºT (P) 10min - Rafael Sóbis
14min - Marcelo
-------------

Cartões amarelos

Marcelo
Diego
Rafinha
Breno
Ramires

Baning
Bikey,
Ghomsi,
Bekamenga
Song
Ngal

Cartões vermelhos

-------------

Baning

Local

Estádio dos Trabalhadores, em Shenyang (China)

Árbitro:

Damir Skomina (SLO)


Redação Terra