Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Sábado, 16 de agosto de 2008, 09h02 Atualizada às 09h28

Bélgica supera Itália e está nas semifinais

  • Notícias

Em partida épica, a Bélgica, batida pelo Brasil na estréia, venceu a favorita Itália por 3 a 2 de virada, na manhã deste sábado, em Pequim.

Mesmo com um jogador a menos desde os 18min do primeiro tempo, os belgas apostaram nos contra-ataques para superarem o jovem time italiano, bronze nos Jogos de Atenas 2004.

Agora, esperam o vencedor de Nigéria e Costa do Marfim, que jogam ainda neste sábado, para conhecerem seu adversário na semifinal do torneio masculino de futebol da Olimpíada, marcada para a próxima terça-feira.

No começo da partida, tudo indicava que a Itália garantiria a vaga na semifinal com tranqüilidade. Melhor desde o início, o time teve um pênalti a seu favor logo aos 18min de jogo. Vermaelen derrubou Acquafresca dentro da área e foi expulso. Rossi cobrou e colocou os italianos na frente.

Nada que abalasse os belgas, que logo empataram. Aos 24min, em um lance bastante polêmico, Moussa Dembele desviou de cabeça e o zagueiro rival tirou em cima da linha. O árbitro, porém, considerou que a bola entrou e deu o gol.

Aos 44min, a Itália quase retomou a vantagem. A defesa belga tentou lançamento, mas a bola acertou a cabeça do juiz e sobrou nos pés de Acquafresca, que lançou Giovinco. O "novo Baggio" bateu forte e por pouco não marcou.

Logo no minuto seguinte, porém, os belgas apresentaram seu forte contra-ataque. Kevin Mirallas recebeu na área, girou para cima do zagueiro e bateu com categoria para virar.

A Itália voltou ao segundo tempo pressionando. Aos 15min, Rossi chutou e a bola tirou tinta da trave do goleiro Bailly, que, logo em seguida, acabou se machucando e deu lugar ao reserva Kalambay. Aos 29min, no entanto, não teve jeito e, de novo de pênalti, os italianos chegaram ao empate. Acqafresca foi derrubado e Rossi cobrou para marcar seu segundo no jogo e quarto na Olimpíada, assumindo a artilharia da competição.

Depois do empate, o jogo ficou aberto e ganhou em emoção, com as duas times se revezando no ataque.

Os italianos reclamaram muito de um novo pênalti após o goleiro Kalambay sair de forma estabanada e tocar os pés de Rossi perto da linha de fundo. Aos 34min, o goleiro Emiliano Viviano, que acabaria expulso pouco antes do fim, virou o vilão da desclassificação da Itália.

Ele aceitou um chute fraco de Dembele e definiu o resultado. Após o gol, os italianos se lançaram ao ataque, mas pararam na defesa belga e deram adeus aos sonho do ouro.

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra