Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Domingo, 17 de agosto de 2008, 08h53 Atualizada às 09h37

A 24 horas de ser número 1, Nadal bate chileno e é ouro em Pequim

Novo número 1, Nadal fatura ouro ao bater chileno González
Novo número 1, Nadal fatura ouro ao bater chileno González
EFE

Fabián Tetelboim
Direto de Pequim

O tenista espanhol Rafael Nadal, que na próxima segunda-feira será confirmado como novo número um do mundo no ranking de entradas da ATP, não deu chances ao chileno Fernando González e faturou o ouro olímpico ao vencer por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/6 (7/2) e 6/3.

Campeão de Roland Garros e Wimbledon, Nadal faz sua melhor temporada da carreira. Mesmo assim ele afirmou que um de seus maiores objetivos era conquistar a medalha de ouro nos Jogos.

"Vim a Pequim para ganhar alguma medalha, e se eu perdesse a final, eu também ficaria contente. Mas, como ganhei a de ouro, claro que fico mais feliz", afirmou o espanhol.

"Estou contente por mim e pela Espanha, e esta medalha é para todos que me apóiam lá, e também para todo meu corpo técnico e as pessoas que me acompanham. Estou muito feliz por tudo que esta acontecendo comigo nesta temporada", celebrou.

Logo no primeiro set, Nadal mostrou que não estava para brincadeira e abriu 3 games a 0. González conseguiu se recuperar, mas o espanhol esteve firme em seu saque e fechou em 6/3.

No set seguinte, o tenista chileno, medalhista de bronze no torneio de simples e ouro no de duplas em Atenas 2004, se mostrou vivo no jogo e chegou a ter 2 set points no saque de Nadal. No entanto, o espanhol se recuperou e abriu 2 a 0 ao vencer o tie break por 7 a 2.

Com a vantagem de Nadal, González sentiu um pouco o cansaço e permitiu que o espanhol abrisse 4 a 1 no terceiro set. O novo número 1 teve um pouco de dificuldade para fechar, mas conquistou a medalha de ouro em uma devolução na rede do chileno, 6/3.

"Isso é um sonho, algo inimaginável. O que esta acontecendo comigo nesta temporada, nem eu mesmo posso acreditar. Ganhar uma medalha de ouro, ser o número um do mundo", comemorou Nadal, para depois manter os pés no chão.

"É uma excelente temporada. Mas tenho que estar tranqüilo, porque depois poderão vir momento ruins", acrescentou.

A medalha de bronze saiu no último sábado, quando o sérvio Novak Djokovic venceu bateu o norte-americano James Blake por 2 sets a 0, 6/3 e 7/6 (7/4).

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra