Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Domingo, 17 de agosto de 2008, 11h26 Atualizada às 12h12

"Imbatível", Jamaica faz o pódio nos 100 m feminino

Shelly-Ann leva o ouro nos 100 metros rasos
Shelly-Ann leva o ouro nos 100 metros rasos
Agência Xinhua

Liana Pithan
Direto de Pequim

A Jamaica definitivamente está marcada como a grande potência do atletismo nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na manhã deste domingo (horário de Brasília), o país americano repetiu o feito do último sábado e, na final feminina dos 100 metros rasos, colocou suas três atletas classificadas para a prova no pódio.

Com um tempo de 10s78, a jamaicana Shelly-Ann Fraser foi a grande vencedora da prova no Estádio Nacional, o Ninho de Pássaro.

Menos cotada que as rivais, Fraser igualou o melhor tempo da temporada, além de conseguir a sua melhor marca pessoal na carreira para chegar à medalha de ouro. Até então, a melhor marca da campeã olímpica era 10s85, no Pré-Olímpico que lhe garantiu em Pequim.

Em um dia de ouro para o esporte jamaicano, o país ainda viu uma pouco usual decisão dos juízes, que sem uma definição através da foto, decidiram dividir a medalha de prata.

Melhor para Sherone Simpson e Kerron Stewart, que cravaram 10s98 e chegaram juntas à linha final. Stewart era a grande favorita do país, visto que alcançara 10s80 no mesmo Pré-Olímpico jamaicano.

O curioso é que o trio jamais conquistara uma medalha anteriormente em competições internacionais.

A boa fase do centro-americanos - que viram o recorde e a medalha de ouro de Usain Bolt no sábado - constrasta com a queda de favoritas. A norte-americana Torri Edwards, até então a melhor do ano com 10s78, fechou a final na última colocação, com 11s20.

Os Estados Unidos, que mandaram nas piscinas durante as provas de natação, vai ficando para trás no atletismo. Suas duas outras representantes, Lauryn Williams e Muna Lee, terminarem em quarta e quinto lugares, respectivamente, com 11s03 e 11s07.

Confira abaixo a classificação final dos 100 m feminino:

1. Shelly-Ann Fraser (JAM) 10s78 OURO
2. Sherone Simpson (JAM) 10s98 PRATA.
2. Kerron Stewart (JAM) 10s98 PRATA.
4. Lauryn Williams (EUA) 11s03
5. Muna Lee (EUA) 11s07
6. Jeanette Kwakye (GBR) 11s14
7. Debbie Ferguson-McKenzie (BAH) 11s19
8. Torri Edwards (EUA) 11s20

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra