Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Quarta, 20 de agosto de 2008, 03h02 Atualizada às 19h45

Yin Jian ganha 1º ouro chinês na vela

Yin Jian comemora o feito inédito
Yin Jian comemora o feito inédito
AP

Yin Jian conquistou a primeira medalha de ouro da China na vela nesta quarta-feira, ao vencer a classe RS:X (windsurf) e impedir que a italiana Alessandra Sensini conseguisse o segundo título olímpico.

Yin, 29 anos, e que foi prata em Atenas 2004, terminou em terceiro lugar na medal race, o suficiente para ficar com o ouro. Ela socou o ar para comemorar ao cruzar a linha de chegada, e depois foi abraçada por sua equipe de apoio.

Sensini, 38 anos, ficou com a prata depois de ter conquistado o ouro em Sydney 2000 e o bronze em 1996 e 2004, e com isso conquistou mais medalhas na vela do que qualquer outra mulher. A britânica Bryony Shaw ficou com o bronze.

A China já havia conquistado duas medalhas de prata olímpicas na classe - Zhang Xiaodong em 1992 e Yin em 2004.

Yin sabia que se ficasse entre as três primeiras na regata da medalha conquistaria o ouro, mas com Sensini usando cada gota de energia de seus braços era impossível prever o resultado.

Até que Yin, inicialmente no pelotão intermediário, abriu vantagem suficiente para chegar em terceiro.

A brasileira Patrícia Freitas também disputou a classe RS:X e terminou a competição na 18ª posição, não disputando a última regata.

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Reuters