Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Sexta, 22 de agosto de 2008, 05h14 Atualizada às 07h05

Após doping, ucraniana perde prata e é expulsa dos Jogos

  • Notícias

Lyudmila Blonska perde medalha nos Jogos de Pequim
Lyudmila Blonska perde medalha nos Jogos de Pequim
Getty Images

A ucraniana Lyudmila Blonska perdeu a medalha de prata que havia conquistado no heptatlo e foi expulsa dos Jogos Olímpicos de Pequim por doping, anunciou nesta sexta-feira a Comissão Executiva do Comite Olímpico Internacional (COI).

Além disso, Blonska, que teve uso de esteróides confirmado no exame antidoping, foi eliminada da prova de salto em distância, disputada nesta sexta. A nigeriana Blessing Okagbara assumirá a posição da ucraniana na competição.

Blonska, 30 anos, tinha ficado com a prata no heptatlo e havia garantido classificação também para a final do salto em distância, que será disputada ainda nesta sexta e contará com a participação da brasileira Maurren Maggi.

A prova de heptatlo foi vencida pela ucraniana Nataliya Dobrynska, com 6.733 pontos, imediatamente à frente de Blonska (6.700) e da americana Hyleas Fountain (6.619), que agora é prata.

A medalha de bronze passa agora para a russa Tatyana Chernova (6.591), que havia ficado em quarto.

Atual vice-campeã mundial de heptatlo, Blonska já esteve suspensa por doping entre 2003 e 2005.

Além de ser excluída dos Jogos de Pequim, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) a banirá de competições esportivas por sua condição de reincidente.

A decisão foi adotada em primeira instância pela Comissão Disciplinar do COI e foi ratificada hoje pela Comissão Executiva da entidade.

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


EFE