Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Domingo, 24 de agosto de 2008, 08h15 Atualizada às 08h31

Com supremacia em três esportes, China bate EUA com folga

  • Notícias

A ginástica artística foi a modalidade que mais deu medalhas de ouro para a China em Pequim
A ginástica artística foi a modalidade que mais deu medalhas de ouro para a China em Pequim
Getty Images

Direto de Pequim

O quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Pequim marcou uma interrupção da hegemonia dos EUA em número de ouros. Ao somar 51 medalhas douradas, a China terminou pela primeira vez na frente do quadro, superando os norte-americanos, que conquistaram 36. No total de medalhas, os EUA terminaram com dez a mais, 110 contra 100.

Os 36 ouros dos EUA se igualaram ao número de quatro anos atrás, em Atenas. Em ascensão, no mesmo período, os chineses saltaram de 32 ouros para 51, com um impressionante crescimento de 62,7%.

A última vez que os EUA não chegaram à frente em número de medalhas de ouro foi em Barcelona 1992. Na ocasião, a Comunidade de Estados Independentes (CEI), ex-URSS, levou 45 ouros contra 37 dos norte-americanos.

O peso dessa diferença favorável à China pode ser medido em três esportes, que somaram 24 medalhas de ouro para o país. Foram nove na ginástica artística, oito no levantamento de peso e sete nos saltos ornamentais, totalizando 24. Nos mesmos esportes, os EUA somaram quatro: duas na ginástica artística e duas no levantamento de peso.

A supremacia norte-americana se deu apenas na natação, em que o país ganhou 12 medalhas, oito com a participação do fenômeno Michael Phelps. A China obteve apenas uma medalha de ouro no esporte.

Vale ressaltar também o bom desempenho dos chineses no tiro (5), tênis de mesa (4), judô e badminton (3 cada), trampolim e boxe (2 cada). O país ainda levou uma medalha no remo, taekwondo, canoagem, tiro com arco, esgrima, vela e luta.

Apesar de um número alto de medalhas no atletismo (7), os EUA tiveram um desempenho abaixo do esperado para o esporte, principalmente nas provas de velocidade, dominadas pela Jamaica. No basquete, tiro e ginástica artística, o país ficou com duas medalhas em cada.

As demais foram conquistadas no vôlei, remo, vela, luta, futebol, esgrima, hipismo, tênis e ciclismo.

Os Jogos Olímpicos no celular
wap:
wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra