Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Domingo, 24 de agosto de 2008, 10h13 Atualizada às 13h39

Rogge: "o mundo conheceu mais sobre a China"

  • Notícias

Presidente do COI discursa no encerramento
Presidente do COI discursa no encerramento
Agência Xinhua


Direto de Pequim

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, declarou o término dos Jogos Olímpicos de Pequim em Cerimônia de Encerramento realizada neste domingo no Estádio Ninho de Pássaro.

"Queridos amigos chineses, hoje (domingo) terminam os Jogos Olímpicos que vamos lembrar para sempre. Através dos Jogos, o mundo aprendeu mais sobre a China e a China aprendeu mais sobre o mundo", disse.

Rogge destacou os grandes feitos dos atletas. "Novas estrelas nasceram, e estrelas passadas continuaram a nos impressionar. Compartilhamos suas alegrias e suas lágrimas, e nos maravilhamos com suas habilidades. Vamos lembrar por muito tempo as conquistas que tivemos aqui".

O presidente do COI lembrou ainda dos atletas da Paraolimpíada, cujo os Jogos começam no dia 6 de setembro, também em Pequim.

"Queremos desejar o melhor para os atletas paraolímpicos, que também irão nos impressionar", afirmou.

Para completar, Rogge falou do poder do esporte. "Vocês (atletas) são modelos. Mostraram o poder unificador do esporte, o espírito olímpico vive no abraço entre rivais no pódio".

Outro a falar foi o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês), Liu Qi, que disse que o evento chegava "a uma conclusão bem-sucedida".

"Esportistas de 204 países e regiões competiram no espírito olímpico. Eles mostraram sua grande perseverança, deram o melhor de si em um ambiente esportivo e conseguiram magníficos resultados batendo 38 recordes mundiais", afirmou o dirigente.

Os Jogos Olímpicos no celular
wap:
wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra