Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Domingo, 24 de agosto de 2008, 10h29 Atualizada às 16h59

Jogos acabam em festa com Beckham e Page

Beckham dá pontapé inicial para Londres 2012
Beckham dá "pontapé inicial" para Londres 2012
Getty Images

Direto de Pequim

Após 16 dias de competição, a chama olímpica do Ninho de Pássaro foi apagada. A organização chinesa resolveu focar a Cerimônia de Encerramento dos Jogos de Pequim já de olho no próximo ciclo olímpico e David Beckham e o guitarrista Jimmy Page entraram em cena para simbolizar Londres 2012 e encerrar a 29ª edição das Olimpíadas.

Dentro de um ônibus londrino de dois andares, o jogador do Los Angeles Galaxy e o ex-guitarrista do Led Zeppelin apareceram no estádio mais famoso da Olimpíada. O músico tocou ao lado de Leona Lewis, cantora britânica, e o meio-campista deu o "pontapé inicial" para os Jogos de Londres.

Depois do passeio do ônibus londrino pelo Ninho, iniciou então a cerimônia para que a chama fosse apagada. Artistas fazendo o papel de atletas simularam uma despedida e, com mochilas nas costas, olhavam para a chama enquanto imagens dos Jogos de Pequim passavam nos telões. Os artistas subiram uma escada e assim, sem surpresas, a chama vagarosamente foi desaparecendo e finalmente encerrou-se a competição em território chinês.

Mais uma vez, assim como na abertura, a Cerimônia de Encerramento contou com muitas luzes, fogos e tecnologia. 2.583 luzes e equipamentos de iluminação que pesavam mais de 300 toneladas foram usadas no evento.

Após o céu de Pequim brilhar, a organização repetiu o início dos Jogos e, ao som de tambores, centenas de artistas estiveram no palco. Dois tambores gigantes flutuavam no Estádio Nacional e, pendurados a eles, dois artistas tocavam os instrumentos.

Aos poucos os tambores iam sumindo e os atletas, carregando suas respectivas bandeiras, entravam no local em fila. Maurren Maggi portou a bandeira do Brasil e, com um largo sorriso no rosto, mostrava sua medalha de ouro conquistada no salto em distância. Em seguida, todos os atletas que participaram da competição entraram no estádio e fizeram uma grande festa.

A organização dos Jogos não deixou de homenagear os voluntários do evento. O Comitê Olímpico Internacional (COI) deu flores para 12 desses voluntários. Eles foram escolhidos entre os 100 mil que trabalharam nas instalações, mas também representaram 1,6 milhão de outros que ajudaram os organizadores do evento nas áreas de segurança, transporte, informação e serviços de alojamento.

Depois disso, os quatro novos membros eleitos da Comissão dos Atletas do COI, Moon Dae-sung, da Coréia do Sul, Alexander Popov, da Rússia, Claudia Bokel, da Alemanha, e Yumilka Ruiz Luaces, de Cuba, entraram no estádio.

Além de Jimmy Page e Leona Lewis, mais música marcou o fim dos Jogos de Pequim. Ninguém menos que Plácido Domingos, que formava os famosos Três Tenores ao lado de Luciano Pavarotti e José Carreras, cantou com a cantora chinesa Song Zuying.

Mais fogos e a surpresa estava por vir. O ator chinês Jackie Chan apareceu no centro do palco da cerimônia e, com o microfone nas mãos, não se intimidou e soltou a voz na cidade de Pequim.

Os Jogos Olímpicos no celular
wap:
wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra