Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Domingo, 24 de agosto de 2008, 11h16 Atualizada às 12h06

Seleção masculina fecha ciclo vitorioso com prata no vôlei

Giba foi um dos jogadores que firmaram o pacto
Giba foi um dos jogadores que firmaram o pacto
Marcelo Pereira/Terra

Direto de Pequim

O pacto na Seleção masculina de vôlei já estava fechado, mas se tornou público após a conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no ano passado, quando Serginho, Gustavo, Giba e Dante, dentre outros atletas, prometeram união até os Jogos de Pequim, neste ano. A Olimpíada veio, esses jogadores se mantiveram juntos, mas o final não saiu como o planejado, já que os Estados Unidos derrotaram Brasil na final do vôlei na China e ficaram com a medalha de ouro.

Dos jogadores presentes no pacto, um deles não esteve em quadra no Rio de Janeiro e em Pequim. Afastado pelo técnico Bernardinho às vésperas do Pan, por indisciplina, o levantador, eleito o melhor jogador da Liga Mundial de 2007, desde então não vestiu mais a camisa verde e amarela.

Com Marcelinho como levantador titular e Bruno, filho de Bernardinho, na reserva, o Brasil chegou a Pequim para defender o ouro com ressalvas. Afinal, a equipe havia perdido o título da Liga Mundial um mês antes, em casa, com derrotas para Estados Unidos e Rússia, e já dava sinais de que não era a mesma que aterrorizava os adversários anos antes.

Para tentar provar que ainda estava no topo, o Brasil fez uma boa primeira fase. Mesmo com uma derrota no Grupo B, para a Rússia, por 3 sets a 1, a equipe avançou às quartas em primeiro após superar Egito, Sérvia, Polônia e Alemanha.

Na fase final, vitórias sobre China, nas quartas, e Itália, na semifinal, colocaram o Brasil na decisão, para enfrentar os Estados Unidos, algozes na semi da Liga Mundial. Para tristeza dos brasileiros, os norte-americanos mantiveram a boa fase e ficaram com o ouro olímpico ao fazerem 3 sets a 1, de virada.

Ouro em Barcelona 1992 e Atenas 2004, o Brasil amargou seu segundo vice olímpico e viu acabar um ciclo vitorioso. Sob o comando de Bernardinho, Serginho, Gustavo, Giba e Dante conquistaram seis vezes a Liga Mundial e faturaram dois Campeonatos Mundiais e um Pan-Americano, dentre outros títulos.

Os Jogos Olímpicos no celular
wap:
wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra