Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Domingo, 24 de agosto de 2008, 11h41 Atualizada às 12h08

Dementieva puxa fila de russas no tênis

Dementieva exibe medalha conquistada em Pequim
Dementieva exibe medalha conquistada em Pequim
AP

Direto de Pequim

Na cerimônia de entrega de medalha do tênis nos Jogos Olímpicos de Pequim, um único hino serviu para todas as atletas. Entre os andares do pódio, elas se parabenizavam no mesmo idioma. Dona da medalha de ouro, Elena Dementieva puxou a fila de russas formada por Dinara Safina e Vera Zvonareva.

A caminhada de Elena Dementieva até o ouro olímpico começou diante da ucraniana Kateryna Bondarenko. Sem dificuldades, ela venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4. Na segunda rodada do torneio olímpico, a tenista passou pela sueca Sofia Arvidsson por novos 2 sets a 0.

Diante da norueguesa Caroline Wozniacki, Dementieva teve mais trabalho para vencer. Depois de um primeiro set disputado, com direito e tie-break,a russa venceu a última parcial com tranqüilidade. Nas quartas-de-final, mais um duelo complicado. Contra a norte-americana, ela perdeu seu primeiro set, mas venceu por 2 a 1.

Demetieva encontrou sua primeira compatriota na semifinal dos Jogos Olímpicos de Pequim. Ela passou por Vera Zvonareva sem correr riscos no primeiro set, mas sofreu para vencer a segunda parcial. A tenista precisou de 1h25 para bater sua compatriota e garantir vaga na decisão.

Na outra semifinal, Dinara Safina venceu a chinesa Na Li em dois tie-breaks e assegurou uma final russa em Pequim. Antes da decisão da medalha de ouro entre suas compatriotas, Vera Zvonareva passou pela tenista da casa, ficou com o bronze e abriu o caminho para a formação do pódio russo nos Jogos Olímpicos.

Na decisão, Dementieva venceu Safina por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/5 e 6/3 - para a tenista, o título conquistado em Pequim teve saber de revanche. Em Sydney 2000, ela caiu na final diante de Venus Williams. Nos Jogos de Atenas 2004, perdeu logo na estréia diante de Alicia Molik. Em três participações olímpicas, ela tem duas medalhas, uma de ouro e outra de prata.

Os resultados conquistados pelas tenistas russas nos Jogos Olímpicos de Pequim refletem o domínio do país no ranking de entradas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Das 10 primeiras colocadas da lista, cinco nasceram na Rússia. "É inacreditável. Para mim é o melhor momento da minha carreira. Nunca vou esquecer isso", afirmou Dementieva.

Os Jogos Olímpicos no celular
wap:
wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra