Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Terça, 26 de agosto de 2008, 14h56 Atualizada às 15h11

Transmissão de Pequim 2008 no Terra bate recorde de audiência

  • Notícias

Maurren Maggi vibra com a conquista do ouro
Maurren Maggi vibra com a conquista do ouro
Marcelo Pereira/Terra

O Terra, empresa líder da Internet brasileira, realizou a maior cobertura da Internet ao transmitir com exclusividade os Jogos Olímpicos de 2008. O Terra bateu recorde de audiência, contabilizando 12,3 milhões de pessoas, o que representa cerca de 25% do total de internautas do País. Foram mais de 20 milhões de vídeos assistidos e 51 milhões de páginas vistas.

Durante a cerimônia de abertura, o site especial Beijing 2008 registrou uma média de 17 minutos de permanência. O maior pico de audiência ocorreu durante a partida de futebol masculino Brasil x Argentina, que registrou 1,2 milhão de vídeos assistidos.

A experiência inédita de transmissão do principal evento esportivo mundial revela uma mudança de hábitos do internauta brasileiro. Dos 20 milhões de vídeos assistidos, mais de 30% foram de eventos ao vivo, contra a média de 10% verificada no Brasil. Outra surpresa foi a audiência registrada no sábado, durante o jogo de futebol masculino Brasil x Camarões, às 7 horas da manhã, que contabilizou 400 mil vídeos assistidos, quebrando o paradigma de que a audiência da Internet se concentra no horário comercial. Do total de horas assistidas, os maiores índices foram verificados entre 14h e 22h, durante a semana.

"As Olimpíadas permitiram uma experiência inédita para o internauta e para o Terra. Pela primeira vez na história se pode acompanhar gratuitamente toda a transmissão do principal evento desportivo mundial em 13 canais simultâneos, ao vivo ou on demand, e near live pelo celular. Foi uma oportunidade única de conhecer o comportamento do internauta diante de uma transmissão deste porte", destaca Paulo Castro, diretor-geral do Terra Brasil.

Outro aspecto importante da cobertura do Terra nas Olimpíadas foi a participação do internauta. Foram enviados cerca de 150 mil comentários às notícias e blogs e publicadas mais de 20 mil mensagens na canal interativo Fanzone, com fotos, vídeos e textos de apoio aos atletas ou comentários sobre as provas.

O site especial do Terra Beijing 2008 entrou no ar dia 1º agosto, oferecendo aos internautas, com exclusividade na Internet, os jogos do mais importante evento do esporte mundial, através de 13 canais simultâneos de vídeo, ao vivo e on demand. No total, serão 3.952 horas de transmissão - 732 eventos de 38 modalidades diferentes.

Por meio de um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) o Terra foi o único portal com direitos exclusivos de transmissão dos Jogos ao vivo pela Internet e near live pelo celular, gratuitamente, para toda América Latina. A cobertura 24h incluiu todos os jogos e melhores momentos, fotos em tempo real, vídeos, notícias de bastidores e divulgação de resultados no portal e celular. Os usuários também tiveram acesso a blogs de atletas, jornalistas e comentaristas direto de Pequim.

O portal já se prepara para mais uma cobertura esportiva e anuncia a transmissão ao vivo e on demand das Paraolimpíadas 2008, que acontecem entre os dias 6 e 17 de setembro, em Pequim, na China.

Beijing 2008 foi a primeira etapa do Átomo, projeto de inovação que visa uma total reformulação do Terra. O projeto Átomo se baseia em um novo conceito de portal de Internet de terceira geração e oferece novas funcionalidades e ferramentas interativas, que permite atender e adiantar-se à demanda do novo usuário de Internet.


Redação Terra