PUBLICIDADE

Comitê olímpico dos EUA escolhe novo executivo-chefe

6 jan 2010 - 16h27
Compartilhar

O Comitê Olímpico dos EUA (Usoc) escolheu nesta quarta-feira um ex-executivo para dirigir a entidade, vista por muitos críticos como arrogante e alheia ao resto do mundo esportivo.

Scott Blackmun, advogado de 52 anos do Colorado, que já foi consultor-geral e executivo-chefe-interino do Usoc, deve substituir o interino Stephanie Streeter a partir de 26 de janeiro, tornando-se o terceiro executivo-chefe do Usoc em dez meses. Streeter não estava sendo cogitado para o cargo.

"Temos a satisfação de apresentar Scott como nosso novo executivo-chefe, e o saudamos de volta", disse o presidente da entidade, Larry Probst, em nota.

Cinco dias depois da surpreendente eliminação de Chicago na primeira rodada da escolha da sede olímpica de 2016, em outubro, o Usoc começou a procurar um novo executivo-chefe. Alguns críticos também pediram a renúncia de Probst, sem sucesso.

Blackmun terá a complicada tarefa de melhorar a imagem do Usoc e suas relações com o Comitê Olímpico Internacional (COI), o que segundo muitos é essencial para que os EUA voltem a realizar Olimpíadas.

Há anos o Usoc trava uma disputa com o COI sobre sua participação nos direitos de transmissão televisiva nos EUA e patrocínios globais.

No ano passado, o Usoc piorou o clima ao anunciar a intenção de lançar uma rede olímpica de TV sem consultar o COI. Depois de uma resposta indignada do COI, o plano foi abandonado.

Fontes olímpicas disseram que essas disputas contribuíram para a derrota de Chicago.

Blackmun trabalha atualmente no escritório de advocacia Holme Roberts & Owen. De 2002 a 2006, ele foi executivo-chefe de operações do grupo Anschutz, supervisionando as atividades de esportes e eventos da empresa.

No Usoc, passou três anos, sendo que de novembro de 2000 a outubro de 2001 foi executivo-chefe-interino. Ele havia entrado na organização em 1998.

Como consultor-geral, ele comandou a reação do Usoc a um escândalo envolvendo a candidatura de Salt Lake City aos Jogos de Inverno, e fez a ligação com o comitê que investigou o caso.

(Reportagem de Ben Klayman)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade