PUBLICIDADE

Corredora dos 800m é primeira saudita no atletismo olímpico

8 ago 2012 - 15h49
Compartilhar

Por Justin Palmer

LONDRES, 8 Ago (Reuters) - Sarah Attar se tornou a primeira representante feminina da Arábia Saudita a competir no atletismo de pista em uma Olimpíada, ao completar a prova dos 800 metros nesta quarta-feira.

A atleta de 19 anos, que vestia um véu branco, uma blusa de mangas compridas e calças pretas, recebeu uma generosa ovação da plateia lotada do Estádio Olímpico, mesmo chegando como última das oito corredoras.

"É uma experiência incrível", disse Sarah, que tem também cidadania norte-americana e estuda na Universidade Pepperdine, em Los Angeles.

"É a maior honra estar aqui representando as mulheres da Arábia Saudita."

"É um momento histórico. Espero que faça uma diferença. É um grande passo adiante."

Sarah, que chegou em 2min44s95 - mais de 43 segundos atrás da vencedora, Janeth Jepkosgei Busienei, do Quênia - foi a segunda mulher saudita a competir nos Jogos, ao lado da judoca Wojdan Ali Seraj Abdulrahim Shaherkani.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) fez um convite especial a Wojdan e Sarah depois de pressionar a Arábia Saudita a por fim à sua proibição de participação feminina nos Jogos.

Alguns sauditas conservadores criticaram a atuação de mulheres em Londres depois que seu país encerrou a prática de só enviar delegações masculinas ao maior evento esportivo do mundo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade