10 eventos ao vivo

Polícia mexicana realiza simulação de atentado na Vila Pan-Americana

21 set 2011
19h31
atualizado em 22/9/2011 às 08h47
César Juárez Caudillo
Direto de Guadalajara

A Polícia Federal do México, encarregada de grande parte da segurança dos Jogos de Guadalajara, realizou, nesta quarta-feira, uma simulação dentro da Vila Pan-Americana. O evento foi para testar a evacuação do local, que receberá os atletas e delegados de todos os países participantes, em caso de explosões.

A Unidade Antiexplosivos da Polícia Federal, que tem a missão de garantir a segurança nas sedes dos Jogos de qualquer ataque envolvendo armas químicas, biológicas ou de explosivos, realizou o treinamento como medida de prevenção. O acesso ao local era restrito aos membros do esquadrão.

O comandante Gama, que pediu para não ter dados de sua identidade expostos por segurança, é o responsável pela logística do esquadrão de explosivos no Pan-Americano. Ele explicou ao Terra que a sua unidade conta com o melhor para realizar o necessário em caso de algum perigo.

"É uma unidade de cinquenta especialistas e com quatro unidades de laboratório móvel. A preparação dos membros foi feita em diversos países, como Estados Unidos, Colômbia, El Salvador, Equador. Inclusive, pessoas da França, Espanha e Canadá deram um curso para realizarmos este trabalho", afirmou.

Dentro da equipe, o que mais chama a atenção é o traje utilizado pelos oficiais que desmontam explosivos. A roupa surpreende pelo volume e pela rigidez, como se fosse tirada de um filme de guerra. "É um traje protetor de Kevlar, que conta com placar protetoras balísticas de nível 4, suficiente para suportar uma detonação. Temos 14 trajes iguais a estes", explicou Gama.

O "Kevlar", citado pelo comandante, é um material sintético bastante resistente, de alta dureza, com condutividade elétrica baixa. Ele possui, ainda, alta resistência química. Além disso, as placas protetoras balísticas de nível 4 são as clássicas utilizadas nos coletes à prova de bala. Contudo, estas em especial conseguem suportar impactos de calibre 30 ou menos em uma velocidade de até mais de 850 metros por segundo, o que a faz ser resistente a um impacto de uma explosão muito próxima do policial.

Finalmente, esta unidade especial da Polícia Federal conta com quatro recipientes utilizados para a neutralização e transporte de qualquer produto químico ou explosivo. Assim, os mexicanos tentar garantir a segurança tanto dos atletas como dos torcedores que estejam em Guadalajara para os Jogos Pan-Americanos.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br

Fonte: Terra
publicidade