PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Político russo cobra demissões por resultados "insultantes"

18 fev 2010 - 08h39
Compartilhar

A Olimpíada de Inverno é levada tão a sério na Rússia que virou assunto de Estado. Nesta quinta-feira, um dos membros do Parlamento do país cobrou a demissão dos principais dirigentes esportivos russos devido ao desempenho modesto apresentado até aqui pelos atletas em Vancouver.

Quarta colocada do quadro de medalhas em Turim 2006, quando conquistou oito ouros, a Rússia só soma uma vitória após seis dias de competições no Canadá - conquistada na última quarta-feira na prova de sprint individual estilo clássico do cross country. Com mais uma prata e um bronze, a nação conquistou muito pouco para quem investe tanto no esporte, especialmente às vésperas dos Jogos Olímpicos de 2014, o qual sediará em Sochi.

Pelo menos essa é a visão do líder do Partido Democrático, Igor Lebedev, que classificou a performance russa até aqui no país como motivo de "amargura e insultos" a todo o país. Em um comunicado oficial, disse ainda que o chefe do comitê olímpico do país, Leonid Tyagachev, deveria renunciar ao cargo imediatamente e que o ministro do Esporte, Vitaly Mutko, terá de ser demitido caso os resultados não melhorem até 28 de fevereiro.

Uma das principais forças dos esportes de inverno, a Rússia jamais figurou fora do grupo dos cinco primeiros colocados ao final de uma Olimpíada desde que começou a participar da competição, em Cortina d'Ampezzo 1956, ainda como União Soviética. A última vez em que liderou o quadro de medalhas foi em Lillehammer 1994.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Nikita Kriukov (esq) comemora, ao lado de Alexander Panzhinskiy, primeiro ouro russo em Vancouver
Nikita Kriukov (esq) comemora, ao lado de Alexander Panzhinskiy, primeiro ouro russo em Vancouver
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade