PUBLICIDADE
Logo do Ponte Preta

Ponte Preta

Favoritar Time

Carta fora do baralho, Edson Bastos volta e salva Ponte de derrota

24 nov 2013 - 19h24
(atualizado às 19h49)
Compartilhar
Exibir comentários

"Futebol é uma caixinha de surpresa", "o mundo dá voltas" e "nada como um dia após o outro". Essas frases clichês explicam bem a tarde deste domingo de Edson Bastos. Criticado por alguns torcedores, o goleiro teve a dura missão de substituir o titular Roberto, capitão e um dos principais jogadores alvinegros nesta temporada. E, se a Ponte Preta conseguiu um empate por 1 a 1 com o Grêmio, precisa agradecer uma atuação quase perfeita de Edson Bastos.

Experiente, o goleiro foi contratado pela Ponte Preta junto ao Coritiba no ano passado e começou muito bem o Campeonato Paulista de 2013. No entanto, falhou em dois gols na goleada sofrida para o Corinthians, por 4 a 0, em Campinas, nas quartas de finais, e acabou caindo em desgraça. De titular absoluto, Edson Bastos chegou a ficar até mesmo fora do banco de reservas em algumas partidas do Brasileiro. Como não vinha sendo aproveitado, quase deixou o Majestoso e se transferiu para o Vitória.

A negociação, porém, não foi para frente e Edson Bastos continuou trabalhando sério, para ser aproveitado assim que o técnico Jorginho precisasse: "É difícil você entrar em um momento desse, muito tempo sem jogar. Você treina, treina, mas durante o jogo é diferente. Sempre tento fazer o meu melhor", comentou o goleiro alvinegro depois do empate com o Grêmio, por 1 a 1.

E, quis o destino, que o goleiro volatesse ao time titular justamente no momento mais importante da história pontepretana. Lesionado, Roberto ainda é dúvida para o segundo jogo da semifinal da Copa Sul-Americana contra o São Paulo. Mas, caso o titular seja vetado, torcedor e treinador podem ficar tranquilos, porque a Ponte estará bem representada. Pelo menos se depender da atuação de Bastos neste domingo.

Apesar de precisar da vitória, a Ponte Preta priorizou a marcação durante todo o jogo e por isso foi pressionada pelo Grêmio, que criou as principais chances de gols. Aos 14min, Alex Telles fez a jogada pela direita e cruzou para Kleber, que bateu de primeira. Edson Bastos se esticou todo e evitou a abertura do placar. Depois, o goleiro salvaria novamente o time campineiro ao travar chute de Vargas. Como todo bom goleiro precisa de sorte, o camisa 1 apenas acompanhou chute do atacante chileno na trave.

O segundo tempo foi parecido ao primeiro, com o Grêmio pressionando a Ponte Preta, tanto que empatou logo aos nove minutos. Vargas cabeceou para dentro da área, a bola desviou nas mãos de Uendel e entrou no cantinho. Edson Bastos, dessa vez, não conseguiu salvar os campineiros. No entanto, o goleiro teria papel fundamental no fim do jogo ao espalmar chute de Elano. A defesa mais difícil veio aos 48min. Bressan aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou no ângulo. Com as pontas dos dedos, Bastos mandou a bola para escanteio, lance que foi comemorado pelos torcedores como se fosse um gol.

Agora, resta saber se Roberto será liberado pelo departamento médico para o confronto decisivo contra o São Paulo. Experiente, Edson Bastos já mostrou estar pronto para assumir a titularidade caso Jorginho opte pela sua escalação.

Fonte: André Regi Esmeriz - Especial para o Terra André Regi Esmeriz - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade