PUBLICIDADE
Logo do Ponte Preta

Ponte Preta

Favoritar Time

De olho na Sul-Americana, Ponte não irá chorar queda precoce na Copa do Brasil

2 abr 2013 - 13h03
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em sintonia com demanda da torcida, Ponte Preta privilegia Copa Sul-Americana no segundo semestre</p>
Em sintonia com demanda da torcida, Ponte Preta privilegia Copa Sul-Americana no segundo semestre
Foto: Fernanda Sunega / Futura Press

Por questões de princípios a Ponte Preta não vai confirmar oficialmente, mas a preferência em disputar a Copa Sul-Americana em vez das fases decisivas da Copa do Brasil é clara no Moisés Lucarelli. Na quinta-feira, os campineiros estreiam na competição nacional diante do Itabaiana, no Sergipe, mas o time de Campinas não sairá triste se for eliminado de forma precoce. O técnico Guto Ferreira, por sua vez, já adiantou que entrará em campo com um time totalmente reserva, tanto que os titulares permanecerão em Campinas.

Criada em 1989, a Copa do Brasil voltará a contar pela primeira vez, desde 2000, com os times participantes da Libertadores. Por essa razão, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) esticou o torneio até novembro e, para evitar choques com a Copa Sul-Americana, vetou a presença dos clubes que disputam as oitavas de final da Copa do Brasil no torneio sul-americano. No ano passado, a Ponte Preta terminou o Campeonato Brasileiro na 14ª colocação, uma posição abaixo da zona de classificação para a Copa Sul-Americana, mas herdou uma das vagas se for eliminada da Copa do Brasil em suas primeiras fases, já que o Vasco da Gama herdou presença nas oitavas de final após o São Paulo, quarto do Brasileiro em 2012, ter vencido o torneio continental.

Se quiser disputar pela primeira vez ao longo de seus 112 anos um torneio continental, a Ponte, porém, precisa deixar a Copa do Brasil. Em entrevista exclusiva ao Terra, o presidente Márcio Della Volpe deixou claro que o pensamento, pelo menos da torcida pontepretana, é priorizar a vaga na Copa Sul-Americana. E a diretoria alvinegra segue a mesma linha.

<p>''Precisamos sentar e analisar detalhadamente o que traria mais benefícios'', diz Marcio Della Volpe</p>
''Precisamos sentar e analisar detalhadamente o que traria mais benefícios'', diz Marcio Della Volpe
Foto: Célio Messias / Agência Lance

"A única coisa que eu tenho certeza é que não dá para você chegar em um jogador de futebol e falar para ele perder o jogo porque você tem preferência em disputar outra competição. Se perguntar para o torcedor da Ponte Preta o que ele quer ele vai falar que é disputar a Sul-Americana, algo inédito para o clube. E hoje o que temos na cabeça é essa preferência do torcedor", despistou o mandatário alvinegro.

A questão não é nem financeira, já que Márcio Della Volpe revelou que a Copa do Brasil é mais vantajosa nesse sentindo, mas sim de reconhecimento, de abrangência fora do Brasil. A Ponte Preta nunca disputou uma competição sul-americana e por isso tudo será colocado na balança para que a diretoria tome a decisão de qual torneio priorizar.

"A Copa do Brasil é mais vantajosa financeiramente do que a Sul-Americana, mas o que estamos falando é das fases mais lá para frente apenas, oitavas, quartas de final... Então precisamos sentar e analisar detalhadamente o que traria mais benefícios, o que seria melhor para o clube", afirmou Della Volpe.

Questionado se a opção de Guto Ferreira enfrentar o Itabaiana na próxima quinta-feira com o time totalmente reserva ao invés de escalar os titulares e manter o jogo de volta - caso vença por dois ou mais gols de vantagem -, o presidente lembrou que essa medida já foi tomada nos anos anteriores e lembrou que a Ponte terá uma partida de extrema importância para as pretensões dentro do Campeonato Paulista no domingo, diante do Palmeiras.

&amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-do-brasil/iframe2.htm&amp;quot; data-cke-468-href=&amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-do-brasil/iframe2.htm&amp;quot;&amp;gt;veja o infogr&amp;aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;

"Se você for ver, historicamente a Ponte Preta tem o costume de estrear na Copa do Brasil com os reservas. Foi assim no ano passado quando fomos jogar lá no Sul - contra o Lajeadense. Quinta-feira vamos jogar às 22 horas em uma cidade próxima de Aracaju e no domingo temos um duelo importantíssimo contra o Palmeiras. Se não poupássemos os titulares, teríamos um time bastante desgastado no final de semana e não é isso que queremos. Estamos classificados, mas queremos terminar em primeiro ou segundo", finalizou Della Volpe.

A queda precoce de Ponte e outros clubes tradicionais nas primeiras fases da Copa do Brasil pode provocar uma crise ética, e a CBF terá de rediscutir o regulamento para 2014.

Fonte: André Regi Esmeriz - Especial para o Terra André Regi Esmeriz - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade