PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Por lesão de atleta, eslovenos ameaçam processar organização

20 fev 2010 - 11h16
(atualizado às 11h57)
Compartilhar

A grave contusão de uma atleta pode fazer o Comitê Olímpico da Eslovênia entrar na Justiça contra os organizadores da Olimpíada de Inverno de Vancouver e a Federação Inrternacional de Esqui (FIS).

Segundo acusou o chefe da delegação eslovena no Canadá, Blaz Perko, a esquiadora cross-country Petra Majdic, favorita à medalha de ouro na prova de velocidade estilo clássico, foi vítima de negligência na última quarta-feira.

Durante um treinamento para o evento, Majdic sofreu uma queda em uma curva acentuada, deslizando de costas sobre algumas pedras em uma rampa de três metros, quebrando um esqui e raspando o lado direito de seu torso. Apesar de ter quebrado quatro costelas, ela não desistiu de participar da prova, na qual ganharia de forma heróica uma medalha de bronze.

Irritado, Perko atacou em entrevista à agência Canwest News o Comitê Organizador da Olimpíada (Vanoc), que não teria oferecido aos competidores proteção suficiente. De acordo com o dirigente, a FIS e o Vanoc já receberam reclamações formais do comitê de seu país, que estuda ainda tomar ações legais relacionadas ao tema.

Por causa da grave contusão, Majdic teve de utilizar uma cadeira de rodas na cerimônia de premiação. Na última sexta-feira, todo o seu esforço foi reconhecido pelo presidente da Eslovênia, Danilo Tuerk, que cumprimentou a atleta por sua "performance excepcional diante de grandes dificuldades".

Entenda a prova individual de velocidade estilo clássico do esqui cross-country

Nesta prova, os esquiadores atuam no estilo mais lento, com passos alternados, em vez do livre, quando os esquis são deslizados. A competição começa com uma fase classificatória, na qual cada atleta entra em ação em intervalos de 15 segundos para uma volta de 1,2 km, no caso das mulheres, e 1,4 km no masculino.

Os 30 melhores desta etapa avançam às quartas de final. A partir daí, a prova passa a ser disputada no sistema "mata-mata", com seis esquiadores em cada chave. Esta é a categoria mais rápida entre as seis olímpicas do esqui cross-country. A velocidade chega a quase 40 km/h.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br

Esqui Cross-Country (F) - Sprint - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade