PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Por sobrevivência do hóquei, Finlândia quer evitar "10 a 0"

22 fev 2010 - 12h55
Compartilhar

Marcado até aqui em Vancouver pela falta de competitividade, o hóquei feminino jogará sua sobrevivência no calendário olímpico nesta segunda-feira. Na semifinal contra o arrasador Canadá, a Finlândia espera evitar uma goleada para calar os críticos que querem a modalidade fora da Olimpíada de Inverno.

Por enquanto uma verdadeira máquina de fazer gols nos Jogos, o Canadá marcou 41 e sofreu apenas dois nas três partidas da primeira fase. Esses números - que incluíram um passeio por 13 a 1 sobre a Suécia, vice-campeã em Turim 2006 - levaram a mídia a questionar se o hóquei feminino deve continuar no calendário olímpico, no qual está presente desde Nagano 1998.

Próximo rival canadense em Vancouver, a Finlândia conhece tão bem o risco que a goleira Noora Raty admite até cair diante das donas da casa a partir das 22h (de Brasília) desta segunda-feira, mas não quer nem pensar em tomar uma goleada. "Não podemos perder por 10 a 0. Isso seria tão ruim para o hóquei feminino. Temos que realizar um bom jogo para mostrar a todos que nosso esporte pertence à Olimpíada", disse.

Raty, 20 anos, é considerada a principal jogadora da equipe europeia, que na fase de grupos foi superada por 6 a 0 pelos Estados Unidos, que disputam a outra vaga na final contra a Suécia. Nos dois Jogos Olímpicos mais recentes, a Finlândia também enfrentou o Canadá nas semis, perdendo ambas, em Turim por 6 a 0.

Esse retrospecto claramente coloca as mandantes como favoritas à vitória, cenário que, por outro lado, não desagrada ao técnico finlandês, Pekka Hamalainen. "Elas têm algo a perder. Algo muito grande", afirmou o comandante. "Jamais batemos o Canadá na história e agora temos uma boa chance".

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (F) - USA 6 x 0 FIN:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade