PUBLICIDADE

Portugal massacra Coreia do Norte e aplica maior goleada do Mundial

21 jun 2010 - 10h22
(atualizado às 15h30)
Compartilhar
Tarian Chaud
Direto da Cidade do Cabo

Em uma exibição histórica, Portugal goleou a Coreia do Norte por 7 a 0, pelo Grupo G da Copa do Mundo, nesta segunda-feira, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo. Foi a maior goleada do Mundial e também a maior vitória portuguesa na história das Copas.

» Veja fotos de Portugal x Coreia do Norte

» Assista aos gols 3D de Portugal x Coreia do Norte

» Dê a sua nota para os jogadores de Portugal x Coreia do Norte

Com o gramado molhado devido à forte chuva que caiu durante o duelo, os asiáticos abusaram dos chutes de longa distância, enquanto os europeus colocaram a bola no chão e tentaram a aproximação com passes curtos e rápidos.

A estratégia portuguesa surtiu efeito. Os sete gols - marcados por Raul Meireles, Simão, Hugo Almeida, Tiago (2), Liedson e Cristiano Ronaldo - saíram após envolventes tramas ofensivas e toques de primeira.

Mesmo se perder para o Brasil na última rodada, Portugal estará em boas condições de avançar às oitavas. Por ora, os portugueses possuem quatro pontos e sete gols pró de saldo. Costa do Marfim, que enfrentará a Coreia do Norte, precisará de uma grande goleada, pois possui um ponto e dois gols negativos de saldo.

Com o placar de 7 a 0, Portugal superou sua vitória mais elástica na história dos Mundiais. Até então, o principal triunfo havia sido no Mundial de 2002, contra a Polônia, quando venceu por 4 a 0. Naquela ocasião, porém, os portugueses não avançaram às oitavas.

O jogo

Portugal realizou quatro trocas em relação ao time que não jogara bem no empate contra Costa do Marfim. Carlos Queiroz lançou mão de Miguel, Tiago, Simão e Hugo Almeida nos lugares de Paulo Ferreira, Deco, Danny e Liedson. Mesmo assim, apesar da vitória no primeiro tempo, a seleção portuguesa fez uma apresentação apenas regular nos primeiros 45 minutos diante dos esforçados norte-coreanos.

A equipe de Queiroz pode reclamar da marcação disciplinada dos asiáticos, mas jamais de jogo duro. Em 45 minutos, a Coreia do Norte impressionou ao não cometer absolutamente nenhuma falta. No mesmo período, os portugueses cometeram 10 infrações.

Portugal começou em cima e por pouco não marcou o primeiro com 7min. Depois de escanteio, o goleiro norte-coreano não saiu bem e Ricardo Carvalho mandou de cabeça na trave. Depois disso, apesar da maior posse de bola portuguesa, foi a Coreia que ameaçou.

Aos 17min, Hong Yong desceu pela direita e exigiu bela defesa de Eduardo. No rebate, Pak Nam-Choi mandou para fora. Pouco deopis, Ahn Yong-Hak bateu de fora da área e assustou, com a bola passando perto da trave.

Em seguida, a equipe portuguesa ocupou novamente o ataque e conseguiu marcar graças a um lindo lance criado por Tiago, que passou a bola entre os defensores norte-coreanos para Raul Meireles deslocar o goleiro aos 29min. Antes do intervalo, a melhor chance criada por Portugal foi em nova finalização de Meireles, desta vez para fora.

O segundo tempo foi de muita felicidade para os portugueses, que se aproveitaram bem dos espaços concedidos pelo adversário na defesa. A vitória foi se tranformando em goleada já aos 8min: Miguel lançou da intermediária, Raul Meireles matou no peito, tabelou e deu precisa assistência para Simão marcar o segundo.

Logo em seguida, aos 10min, saiu o terceiro. Tiago lançou para Coentrão, que foi até a linha de fundo em velocidade e colocou na medida para Hugo Almeida só empurrar para a rede. A Coreia do Norte só procurava a bola e cinco minutos depois ainda levou o quarto, em nova jogada pela esquerda. Desta vez, Cristiano Ronaldo é quem cruzou para trás e Tiago só bateu para o gol.

Mesmo realizando trocas, Portugal continuou com o domínio da partida e ainda teve tempo de marcar mais três. Liedson saiu do banco e contou com um presente da zaga norte-coreana, que vacilou e o deixou livre para estufar as redes em um chute de canhota.

Ainda houve tempo para o sexto e o sétimo: primeiro, com Cristiano Ronaldo, que contou com a sorte e fez belo gol, quebrando um jejum de dois anos sem marcar pela seleção. Depois, de cabeça, com Tiago, após cruzamento de Duda.

As duas seleções definem o destino no Mundial na próxima sexta-feira às 11h (de Brasília). Portugal enfrentará o Brasil em Durban, enquanto a Coreia do Norte pega a Costa do Marfim em Nelspruit.

FICHA TÉCNICA

Portugal 7 x 0 Coreia do Norte

Gols:

Portugal: Raul Meireles aos 29min do 1º tempo, Simão aos 8min do 2º tempo, Hugo Almeida aos 10min do 2º tempo, Tiago aos 15min do 2º tempo, Liedson aos 35min do 2º tempo, Cristiano Ronaldo aos 42min e Tiago aos 44min do 2º tempo

Ponto Forte de Portugal
Contra-ataques fulminantes

Ponto Forte da Coreia do Norte
Lealdade

Ponto Fraco de Portugal
Nenhum

Ponto Fraco da Coreia do Norte
Se desesperou depois de ser vazada

Personagem do jogo
Tiago, que entrou no lugar de Deco e fez uma atuação magnífica

Esquema Tático de Portugal
4-3-3
Eduardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Coentrão; Pedro Mendes; Tiago e Raul Meireles (Miguel Veloso); Simão (Duda), Hugo Almeida (Liedson) e Cristiano Ronaldo

Técnico: Carlos Queiroz

Esquema Tático da Coreia do Norte
5-3-2
Ri Myong Guk; Cha Jong Hyok (Nam Song Chol), Pak Chol Jin, Ri Jun Il, Ri Kwang Chon e Ji Yun Nam; Mun In Guk (Kim Yong Jun), An Yong Hak e Pak Nam Chol (Kim Kum Il); Hong Yong Jo e Jong Tae Se

Técnico: Kim Jong Hun

Cartões amarelos
Portugal: Pedro Mendes e Hugo Almeida

Coreia do Norte: Pak Chol Jin e Hong Yong Jo

Árbitro

Pablo Pozo (Chile)

Local
Green Point Stadium, na Cidade do Cabo

Veja em 3D o 1º gol da histórica goleada de Portugal:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade