PUBLICIDADE
Logo do Portuguesa

Portuguesa

Favoritar Time

De Tite para Mano em cinco pontos: veja o que muda no Corinthians 2014

20 jan 2014 - 09h14
(atualizado às 15h08)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mano prop&otilde;e um Corinthians diferente &agrave; equipe anterior que havia se iniciado com ele em 2008</p>
Mano propõe um Corinthians diferente à equipe anterior que havia se iniciado com ele em 2008
Foto: Marcelo Pereira / Terra

A reestreia de Mano Menezes no Corinthians foi com vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa e um bom futebol nos primeiros 45 minutos de jogo no Canindé. Depois do intervalo, em pior condição física, a equipe não conseguiu se impor da mesma forma e até passou dificuldades. Mesmo assim, a primeira impressão sobre o time foi positiva, principalmente pela impressão de que vai em busca de um novo jeito de jogar. O próprio Mano admitiu a tendência depois da partida, no domingo.

Não só na parte tática o Corinthians deve ter um posicionamento diferente, fora do sistema 4-2-3-1 e agora com algo mais próximo ao 4-2-2-2. Mano quer muita movimentação, inversões de posicionamento e mais força ofensiva, o que obviamente diminui o poder de marcação. De acordo com o treinador, as mudanças vão exigir bastante concentração dos jogadores para se aperfeiçoar aos conceitos trazidos por ele.

Abaixo, veja as principais mudanças em relação ao jeito de jogar que foi muito vitorioso com Tite, mas se perdeu no fim de 2013.

Dupla de ataque de verdade

Mano quer uma dupla de ataque, de verdade, no Corinthians. Diante da Portuguesa, foram Romarinho e Guerrero na frente, ambos com poucas obrigações defensivas. O treinador prefere que o trabalho sem bola mais árduo seja restrito aos meias, Danilo e Rodriguinho, responsáveis por marcar os laterais rivais. Com isso, Romarinho e Guerrero só voltaram até o meio-campo e deixam a defesa adversária mais preocupada. É possível que, em melhor condição física, Pato dispute posição com Romarinho.

Guilherme e Ralf invertem

O posicionamento dos volantes corintianos foi inverso em relação ao time de Tite. Ralf, que jogava pelo lado esquerdo, foi para a direita, e Guilherme passou à esquerda. Pelo novo lado, o ex-jogador da Portuguesa avançou bastante e teve melhor posicionamento para bater de fora. Foram quatro finalizações dele no jogo. Já Ralf precisará participar mais da troca de passes, conforme disse o próprio Mano. No Canindé, ele foi até a linha de fundo, mas manteve uma postura mais cautelosa.

Guerrero é centroavante

Nem mesmo o peruano, com Tite, era absolvido das obrigações sem bola, e voltava bastante e abria para os lados para dar opção. Mas com Mano a tendência é que jogue sempre mais próximo da área e longe dos lados do campo. Diante da Portuguesa, Guerrero fez ótimo papel, participou muito das jogadas na frente e teve oportunidades para marcar. Faltou só um pouco mais de capricho.

Mais deslocamentos e inversões na frente

No formato de jogo que propõe ao Corinthians, Mano deve tentar aperfeiçoar cada vez mais mudanças de posicionamentos para quebrar a marcação dos adversários. Especialmente Rodriguinho, que jogou pela direita e buscou mais a faixa central, e Romarinho, que recuou da frente para dar alternativas, se encaixam nessa mentalidade. Danilo ficou mais preso ao corredor esquerdo e Guerrero ao redor da área. Os laterais, Edenílson e Uendel, apoiaram bastante e encontraram o corredor para atacar em várias ocasiões.

A mentalidade é de protagonista

Em suma, o sistema de marcação forte, com obrigações defensivas para todos os jogadores, dará lugar a uma nova mentalidade. Os dois jogadores da frente trabalham na marcação, mas não recuam até a defesa para dar combate, como constantemente faziam os ponteiros do Corinthians. Na defesa, Mano quer que laterais e zagueiros façam a saída de bola desde a primeira linha.

Mano destaca Uendel por ajudar Danilo no Corinthians:

Na reestreia de Mano, Corinthians vence a Lusa no Canindé:

Mano troca pipoca por ansiedade ao reestrear no Corinthians:

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/mercado-da-bola/&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/mercado-da-bola/&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;Mercado da bola&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade