PUBLICIDADE
Logo do Portuguesa

Portuguesa

Favoritar Time

Entre campo e tribunal, Lusa faz 94 anos em situação delicada na Série B

14 ago 2014 - 15h27
Compartilhar

Os últimos meses da Associação Portuguesa de Desportos têm deixado os torcedores de cabelos brancos. Após amargar batalhas judiciais, ser rebaixada em julgamento e entrar em parafuso na Série B do Campeonato Brasileiro, a Lusa completa 94 anos nesta quinta-feira tentando dar a volta por cima na temporada e em sua história.

Desde o título paulista de 1935, o primeiro de sua história, a Portuguesa ganhou corpo e cresceu no cenário nacional. A goelada por 4 a 1 sobre o Botafogo no Rio-São Paulo disputado nos primeiros meses dos Anos 40 fez a equipe comandada pelo uruguaio Conrado Ross chamar a atenção do Brasil inteiro pela primeira vez.

Voos mais altos foram alçados em 1951, quando a equipe rubro-verde fez bonito na Europa ao bater grandes clubes turcos e derrotar o Atlético de Madri em plena capital espanhola. Do time que tinha Djalma Santos, Brandãozinho, Pinga e cia. outros grandes feitos foram celebrados em gramados nacionais, como a grande atuação de Julinho Botelho que rendeu goleada por 7 a 3 sobre o Corinthians de Gilmar dos Santos Neves. Além dos dois título do Rio-São Paulo, a Lusa ainda fez bonito na década ao enfiar 8 a 0 no Santos em 1955 e inaugurar o antigo Canindé no ano seguinte.Os Anos 60 reservaram nova goleada sobre o Corinthians, desta vez por 7 a 0, comandada por Servílio e cia. A perda do título paulista de 64 pelas mãos de Armando Marques não abalou o clube, que inaugurou o novo estádio, Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, oito anos depois. As maiores glória rubro-verde, porém, talvez tenham sido festejadas na década de 90. As boas campanhas estaduais cimentaram o caminho para o vice-campeonato nacional em 1996, e a vaga na final do Campeonato Paulista só foi perdida dois anos depois devido à contestável atuação do árbitro Javier Castrilli.

As maiores dificuldades começaram a surgir nos Anos 2000, sem grandes feitos rubro-verdes e alguns fracassos para esquecer, como o rebaixamento à Série A2 do Paulistão. O jejum de campanhas expressivas foi quebrado em 2011 com o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Apelidada de Barcelusa, a equipe comandada por Jorginho voltou à elite com muita propriedade, mas não conseguiu manter o ritmo na primeira divisão nacional.

O baque sofrido na última temporada abalou o clube. Permanecendo na Série A no campo, a Lusa acabou rebaixada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e atualmente sofre bastante na segunda divisão nacional. Amargando a penúltima colocação, o time do Canindé não vence a seis partidas e afunda na zona de rebaixamento a cada rodada. Tentando a volta por cima na temporada, o clube se apega aos tempos de glória e reúne força nos 94 anos de história para, quem sabe, um dia voltar a ser a Portuguesa de outrora.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade