PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Sétimo rebaixamento em 13 anos: Lusa chega ao fundo do poço

9 abr 2015 - 11h06
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Até 2002, os torcedores da Portuguesa tinham vários motivos para colocar a equipe entre as "grandes" do futebol brasileiro. O principal deles: em 82 anos de história até então, o time rubro-verde nunca havia sido rebaixado, sempre frequentando a elite do futebol paulista e nacional. Além disso, havia feito ótimas campanhas recentes em torneios importantes – vice brasileira em 1996 e semifinalista em 1998, por exemplo. Desde aquela primeira queda, porém, o caminho ladeira abaixo se acelerou como nunca.

<p>Jamais rebaixada até 2002, Portuguesa caiu sete vezes desde então</p>
Jamais rebaixada até 2002, Portuguesa caiu sete vezes desde então
Foto: Leandro Martins / Futura Press

Foram nada menos que sete rebaixamentos no Brasileiro e no Paulista nos últimos 13 anos – uma média de mais de um descenso a cada duas temporadas. Uma situação que coloca o clube, hoje, no pior momento de sua história: na Série A2 estadual e na Série C nacional. O sofrido torcedor lusitano certamente não coloca o time atualmente entre os principais do País, mas não deixa de acreditar em um ressurgimento. Uma caminhada de volta no trajeto que começou a ser trilhado assim...

1 – Caiu para a Série B do Brasileiro em 2002

O primeiro rebaixamento da história da Portuguesa aconteceu em 2002, no último Campeonato Brasileiro em formato mata-mata. Em um torneio de 26 clubes, a Lusa ficou em 23º. O foco das atenções ficou nas quedas inéditas de Palmeiras e Botafogo (o outro rebaixado foi o Gama), mas ali a Portuguesa começava uma derrocada que nunca pôde ser revertida. O clube passaria os próximos cinco anos disputando a segunda divisão nacional.

2 – Caiu para a Série A2 do Paulista em 2006

Já no calvário da Série B havia três anos, a Portuguesa sofreu um baque ainda mais duro em 2006: a queda no Campeonato Paulista, algo impensável para a torcida até poucos anos antes. Em um torneio por pontos corridos de 20 times, os rubro-verdes terminaram em 18º e caíram ao lado de Guarani, Portuguesa Santista e Mogi Mirim. Àquela altura, já parecia ser o fundo do poço.

3 – Caiu para a Série B do Brasileiro em 2008

O ano de 2007 foi de renascimento para a Portuguesa: comandada pela revelação Diogo, a equipe foi campeã da Série A2 estadual e subiu também na Série B nacional, voltando às elites do Paulista e do Brasileiro. Mas a decepção voltaria logo na temporada seguinte. O time que caiu no Brasileiro de 2008 não era dos piores: apesar de ter perdido Diogo, tinha nomes como Jonas, Edno, Fellype Gabriel e Athirson. Jogava bem, mas não ganhava. No fim, ficou em 19º e caiu ao lado de Figueirense, Vasco e Ipatinga.

<p>Portuguesa fez várias ótimas partidas no Brasileiro de 2008, mas as vitórias não vieram e o time caiu</p>
Portuguesa fez várias ótimas partidas no Brasileiro de 2008, mas as vitórias não vieram e o time caiu
Foto: Gazeta Press

4 – Caiu para a Série A2 do Paulista em 2012

Esse foi talvez o rebaixamento mais inesperado de todos. A Portuguesa tinha acabado de ser campeã da Série B jogando um futebol envolvente e ofensivo, que rendeu o apelido de "Barcelusa". Muitos esperavam até que tirasse a vaga de um dos grandes nas semifinais. Mas o time comandado por Jorginho acabou fazendo uma péssima campanha no Paulista, terminando no 17º lugar entre 20 clubes, e caindo com Guaratinguetá, Catanduvense e Comercial. Relembre aqui os motivos que causaram a queda da "ex-Barcelusa".

<p>Queda da "ex-Barcelusa" à Série A2 do Paulista em 2012 foi inesperada</p>
Queda da "ex-Barcelusa" à Série A2 do Paulista em 2012 foi inesperada
Foto: Fernando Borges / Terra

5 – Caiu para a Série B do Brasileiro em 2013... no tapetão

Mesmo com um time bastante limitado, a Lusa comandada por Geninho conseguiu se segurar na Série A em 2013. Quer dizer... isso se o campeonato tivesse acabado na 38ª rodada. A escalação irregular do meia Héverton na partida final contra o Grêmio, que já não valia nada para nenhum dos dois times, recolocou o nome do STJD no centro das manchetes esportivas. O jogador estava suspenso e não poderia ter entrado em campo; como resultado, a Portuguesa perdeu quatro pontos e acabou caindo no lugar do Fluminense, que se salvou. Esse rebaixamento fez um grande estrago nas finanças do clube, que já eram precárias, e pavimentou o caminho para o próximo vexame.

<p>Torcedores da Lusa choram na porta do STJD após o tribunal confirmar o rebaixamento em 2013</p>
Torcedores da Lusa choram na porta do STJD após o tribunal confirmar o rebaixamento em 2013
Foto: Daniel Ramalho / Terra

6 – Caiu para a Série C do Brasileiro em 2014

Arruinada financeiramente e sem saber se jogaria a Série A ou a Série B mesmo quando os campeonatos já haviam começado, a Portuguesa fez uma campanha ridícula na segunda divisão de 2014. Logo no primeiro jogo, contra o Joinville, o time perdeu por W.O. por se recusar a entrar em campo, já que uma liminar na Justiça comum anulava a punição do STJD que rebaixou o clube no ano anterior. No fim das contas, o caos dentro e fora de campo fez com que a Lusa terminasse na última colocação e fosse rebaixada à terceira divisão nacional.

<p>Lusa entra em campo com o Canindé vazio na Série B de 2014: time ficou em último e caiu para a terceira divisão</p>
Lusa entra em campo com o Canindé vazio na Série B de 2014: time ficou em último e caiu para a terceira divisão
Foto: Sérgio Barzaghi / Gazeta Press

7 – Caiu para a Série A2 do Paulista em 2015

Pela terceira vez, a Portuguesa foi rebaixada ao segundo nível do futebol paulista. Desta vez, no campeonato dividido em quatro grupos, o time do Canindé ficou em 18º entre 20 times na classificação geral, e caiu com Penapolense, Bragantino e Marília. Mesmo com um time montado às pressas e sem grandes nomes, a equipe até começou bem a competição e ficou à frente do Palmeiras em sua chave até a terceira rodada. Logo, porém, as vitórias secaram. Na segunda divisão paulista e na terceira nacional, a Lusa atingiu um novo patamar negativo em sua história.

Veja os gols de São Paulo 3 x 0 Portuguesa pelo Paulista:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade