Portuguesa

Portuguesa

publicidade
20 de abril de 2012 • 14h20 • atualizado às 15h11

Técnico Jorginho volta atrás e pede demissão da Portuguesa

Campeão da Série B do Brasileiro, técnico viveu rebaixamento no Paulista
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
 

Após 14 meses no cargo, Jorginho não é mais o técnico da Portuguesa. O clube anunciou em seu site oficial na tarde desta sexta-feira a saída do treinador, que informou ter pedido demissão.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada
» Quanto você pagaria para contratar jogadores? Veja preços e vote

Segundo a Portuguesa, a decisão foi acertada em uma reunião com a diretoria na manhã desta sexta-feira. No último domingo, o time foi rebaixado à Série A2 do Campeonato Paulista após a derrota fora de casa por 4 a 2 para o Mirassol, na última rodada da competição.

Apesar do rebaixamento, a Portuguesa havia informado que Jorginho continuaria como o treinador, prestigiado pela campanha que levou ao título da Série B do Campeonato Brasileiro em 2011. Durante a semana, o clube tinha anunciado Candinho como gerente de futebol para acompanhar o trabalho do técnico. O nome do novo comandante ainda não foi divulgado.

Nesta sexta, a nota divulgada no site do clube traz declarações de Jorginho. O técnico, que ainda concederá uma entrevista coletiva à imprensa na manhã deste sábado, explicou que preferiu deixar o cargo por não conseguir mais "motivar" os jogadores. Ele ainda desejou sorte a Candinho na nova função.

A reportagem do Terra tentou entrar em contato com o presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, para comentar a saída de Jorginho e os possíveis nomes especulados como sucessor, mas o celular do dirigente se encontrava desligado.

A assessoria de imprensa do clube, porém, informou que o auxiliar técnico de Jorginho, o ex-lateral-direito Anderson Lima, por enquanto foi mantido na entidade. Ele assumirá o comando interinamente e, caso um novo treinador não seja contratado em breve, dirigirá a equipe em 25 de abril, quando a Portuguesa recebe o Bahia, no Canindé, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Segundo a assessoria, Anderson Lima provavelmente será desligado da entidade após a contratação do novo treinador, que por sua vez deve trazer a sua própria comissão técnica. O ex-jogador, 39 anos, foi revelado pelo Juventus, de São Paulo, e defendeu Santos, São Paulo e Grêmio, entre outras equipes. Ele trabalha no Canindé desde 2011.

Assim, a assessoria descartou qualquer possibilidade de Candinho, contratado para ser gerente de futebol, assumir interinamente o time como treinador.

"Gostaria de comunicar que, após 14 meses de trabalho intenso, duro, estou me desligando da Portuguesa. Agradeço à torcida, conselheiros, dirigentes, funcionários, além dos atletas por todos os momentos em que estive no clube e também pelo carinho e paciência que todos tiveram comigo, sempre".

"Todos sabem da minha ligação, como atleta e como técnico da Lusa, e é com tristeza que anuncio essa decisão, que já estava madura no início da semana, mas não a coloquei em prática naquele momento porque não tive coragem de negar o pedido do meu presidente (Manuel da Lupa). Porém, pensei melhor e vi que não consigo dar mais a motivação que os jogadores precisam e, pelo bem da Lusa e meu também, não vou comandar mais a equipe. Acredito que no momento o grupo precisa de um outro profissional para dar sequência no trabalho e desejo sucesso à todos. Como sei que hoje não ajudo mais, decidi sair".

"Em outro momento posso até voltar para ajudar o clube novamente, o que me deixaria honrado, mas agora não posso mais. Fico eternamente grato à todos e sei que deixo a Portuguesa nas mãos de uma pessoa fantástica, que é o Candinho. Tenho uma gratidão eterna com ele, que me confirmou como titular pela primeira vez na carreira, em 1984. Gostaria muito de estar ao lado dele, mas infelizmente sei que não poderei ajudá-lo. Tenho que pensar no bem do clube e em mim também. Agora vou torcer muito para a Portuguesa e se um dia puder voltar, darei o meu melhor, com certeza".

Campeonato Paulista - Série A2
O Terra, maior empresa de Internet da América Latina, exibe ao vivo os jogos da Série A2 do Campeonato Paulista, uma das mais respeitadas e tradicionais competições do País. As partidas são narradas por Marcelo do Ó e comentadas por Ary Pereira Junior e Bruno Prado. Os internautas podem conferir tabelas, classificação e notícias do torneio, além de participar das transmissões por meio de comentários e mensagens via redes sociais.

Terra Terra