PUBLICIDADE

Prata, quedas e abraço de Pistorius marcam dia brasileiro em Londres

3 set 2012 - 21h16
(atualizado às 21h28)
Compartilhar

O paratleta Odair Santos, prata nos 1.500 m T11, garantiu a única conquista desta segunda-feira para o Brasil. Ainda no atletismo, Oscar Pistorius, apesar das críticas feitas ao equipamento utilizado pelo brasileiro Alan Fonteles na final dos 200 m T44, se mostrou bastante feliz ao receber a medalha de prata no pódio e tratou de abraçar o novo campeão da prova. Já nos esportes coletivos e na natação o País decepcionou.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

O brasileiro Odair Santos, que detinha o recorde mundial dos 1.500 m T11, acabou em segundo lugar, sendo surpreendido na reta final pelo queniano Samwel Mushai Kirmani, que ficou com o ouro e cravou o novo recorde mundial, pulverizando a marca de Odair.

Alan Fonteles x Oscar Pistorius termina em sorriso

A disputa entre o brasileiro Alan Fonteles e o sul-africano Oscar Pistorius deu o que falar. Após a seminfinal dos 200 m T44, Pistorius implicou com o tamanho das próteses de Alan, que seriam mais longas do que o normal e que isso lhe conferia uma vantagem.

Com uma arrancada na final, o velocista brasileiro deixou Pistorius pra trás e conquistou o ouro paralímpico na prova. Na ocasião, o sul-africano protestou. Mas, nesta segunda-feira, Pistorius reconheceu a vitória de Alan e se desculpou publicamente.

Dia atípico na natação

Responsável por cinco das 13 medalhas brasileiras nos Jogos, a natação brasileiro não teve um bom dia nesta segunda-feira. Os seis paratletas que caíram na piscina do Centro Aquático ficaram longe de garantir uma vaga na disputa por medalhas.

Nos 200 m medley SM6 masculino, Adriano Lima terminou apenas em 6ª na segunda bateria, o que o deixou fora da final. Ronaldo Santos ficou em último na série eliminatória dos 100 m livre S7.

No feminino, Susana Ribeiro fez o 13º tempo e também foi eliminada. Outra brasileira na prova, Verônica Almeida acabou desclassificada. Nos 200 m medley SM12, Raquel Viel ficou apenas na 5ª posição da primeira bateria e ficou fora da final.

Última esperança brasileira do dia, Ronystony Cordeiro Silva fez o pior tempo dos 50 m peito SB3 e não se classificou a final.

Decepções e eliminações nos esportes coletivos

A Seleção Brasileira feminina de vôlei sentado acabou derrotada pela equipe dos EUA, por 3 sets a 0. Com o resultado, o time fica sem vaga nas semifinais e dá adeus aos Jogos Paralímpicos de Londres.

Na mesma modalidade, a Seleção masculina também perdeu. A equipe foi batida pelo o Irã por 3 sets a 0, alcançando a segunda derrota consecutiva nos Jogos. Ainda com chances de classificação, o time brasileiro tem um duelo decisivo nesta terça, às 7h (de Brasília), contra a China, pela última rodada da primeira fase.

Com quatro derrotas em quatro partidas disputadas, a equipe feminina de basquete em cadeira de rodas do Brasil também deu adeus os Jogos de Londres. O País foi derrotado pela Holanda, por 55 a 42, e terminou a competição na lanterna do grupo.

Em partida válida pelas oitavas de final do torneio de duplas de tênis para cadeirantes, realizada nesta manhã, Mauricio Pomme e Carlos Santos perderam para os holandeses Ronaldo Vink e Robin Ammerlaan por 2 sets a 0 e foram eliminados dos Jogos.

Dia ruim

Atuando ao lado de Elaine Cunha, Bruno Landgraf, ex-goleiro do São Paulo, não teve um bom desempenho na vela nesta segunda-feira. A dupla conseguiu um 10º lugar na sexta regata e, no geral, aparece na 11º e última posição da classe SKUD18.

Na final do halterofilismo feminino de até 75 kg, Josileni Ferreira falhou nas três tentativas que teve para levantar o peso e terminou a competição na última posição.

A tarde desta segunda não começou bem para as brasileiras do atletismo. Na final dos 400 m rasos T13, Joana Silva sentiu uma lesão e não completou a prova, enquanto Viviane Soares terminou no 7º lugar.

O Brasil não passou da 10ª posição nas provas das modalidades estilo livre do hipismo, no Greenwich Park. Enquanto na Classe 1b, Marcos Alves, o Joca, e David Salazar terminaram nas 10ª e 11ª posições, respectivamente, Elisa Melaranci foi a 11ª na categoria 2.

Brasileiros brilham na Bocha

A dupla brasileira formada por Dirceu Pinto e Eliseu dos Santos venceu os britânicos Peter e Stephen Mcguire por 3 a 2, em disputa válida pelas semifinais da bocha C4. Com o resultado, os atuais campeões paralímpicos - os brasileiros conquistaram o ouro dos Jogos de Pequim, em 2008 -, garantiram a primeira medalha da modalidade na capital britânica.

Vitória e classificação no Goalball feminino

Depois de perder dois jogos consecutivos, o Brasil voltou a vencer no goalball feminino dos Jogos Paralímpicos de Londres. Em partida que ocorreu na manhã desta segunda-feira, a Seleção derrotou a Finlândia por 5 a 4 e garantiu classificação à próxima fase do torneio.

Perda da medalha no "último segundo"

Ariosvaldo Silva ficou próximo de subir no pódio dos 100 m rasos T53. Na final da categoria, realizada na tarde desta segunda-feira, o brasileiro completou a prova em 15s31 e terminou na quarta posição, a 0s1 de distância do terceiro colocado, que foi o chinês Shiran Yu.

"Fui dez vezes ao banheiro", diz brasileiro 5º colocado

O nervosismo e a ansiedade por competir nos Jogos Paralímpicos de Londres causaram sérios efeitos sobre Flávio Reitz nesta segunda-feira. Após terminar o salto em altura F42 em quinto lugar, o brasileiro aprovou o desempenho, apesar de estar debilitado por conta do intestino solto e com fortes dores musculares, além de uma "canelite¿.

No pódio, felicidade de Alan Fonteles contrasta com sorriso tímido de Oscar Pistorius
No pódio, felicidade de Alan Fonteles contrasta com sorriso tímido de Oscar Pistorius
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade