PUBLICIDADE

Prefeito do Rio passa por "aprendizado" relâmpago em Vancouver

27 fev 2010 - 17h43
(atualizado às 17h49)
Compartilhar
Mariana Lanza
Direto de Vancouver

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), permanecerá na cidade canadense de Vancouver por pouco mais de 24h. Com a incumbência de começar a organizar a cidade do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016, o prefeito pretende cumprir no Canadá uma agenda para conhecer os detalhes de "como as coisas acontecem na prática".

Na sua chegada, ele se junta a representantes do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, que estão no Canadá há duas semanas acompanhando a organização desta edição das Olimpíadas de Inverno e trocando experiências que vão ajudar na preparação da cidade do Rio de Janeiro para 2016.

Neste sábado, ele se encontrou com o prefeito de Vancouver, Gregor Robertson, quando assinaram um protocolo de cooperação entre as duas cidades olímpicas para a organização das Olimpíadas do Rio. Depois da reunião, o político conversou com a reportagem do Terra.

Veja os principais trechos da entrevista:

O senhor veio aqui para avaliar a organização dos Jogos e pensar em como será no Rio?

Na verdade, tem equipes aqui da Prefeitura, do governo do Estado e governo federal acompanhando desde o início dos Jogos, vendo na verdade como as coisas acontecem. Óbvio que esse intercâmbio é fundamental. Tivemos hoje uma cerimônia com o prefeito de Vancouver, vamos visitar alguns dos equipamentos importantes para a cidade até, mais do que os Jogos. Por exemplo, a gente vai conhecer o centro de mídia (MPC) e o IBC, que é o centro de broadcast, pra ver como eles funcionam. Tem uma questão de localização desses dois centros do Rio de Janeiro. É pra ver como as coisas funcionam na prática. Um tempo curto, mas que vale muito a pena.

Quais são seus planos durante a estadia em Vancouver? Vai assistir a alguma apresentação?

Na verdade, me interessa muito mais esse impacto na cidade até do que as competições em si. É óbvio que eu adoraria ficar aqui 15 dias vendo todos os jogos, acompanhando, mas infelizmente não dá. Então, nessas 24 horas que vou passar aqui, estou me concentrando na organização e na estruturação da cidade.

Assistiu a algum jogo?

Não consegui ver nada e pelo jeito vou continuar sem ver nenhum evento esportivo, vamos ver se hoje no final do dia eu consigo ver alguma coisa. Mas, de fato, o importante para o prefeito é entender como a cidade se organiza. O resto é lazer, ver jogo é lazer.

Como estão as preparações para o Rio?

Estão bem, estamos estruturando com autoridades olímpicas, debatendo os três níveis de governo com o Comitê Organizador e avançando. Primeiro as coisas. Fazer as prioridades, obras que demandem mais tempo, que a gente sabe que são mais complexas, como é o caso do BRT, a transcarioca, cortando o subúrbio do Rio de Janeiro, com três mil desapropriações, o transoeste, que é um túnel novo da cidade. A ligação C. Essas duas nós também já estamos licitando. A ligação C espero até o fim do semestre também colocar na rua. Porque são obras que demoram três, quatro anos.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

'Sou nova, não me importo com o tempo', diz Maya:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade