0

Presidente da Geórgia planeja pista em homenagem a atleta morto

13 fev 2010
22h26
atualizado às 23h30
Mariana Lanza
Direto de Vancouver

Um dia após a morte de Nodar Kumaritashvili, o presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, disse que planeja uma homenagem ao atleta do luge, que representaria o país nos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver.

Entre as construções que o governante pretende realizar para incentivar a prática de esportes em sua nação está uma pista da modalidade em Bakuriani.

"Estamos pensando em construir uma nova pista de luge na cidade do Nodar, com seu nome, porque ele (Kumaritashvili) teve que treinar esses anos todos em outros países", afirmou Saakashvili.

Entenda o caso

O georgiano Nodar Kumaritashvili, 21 anos, morreu nesta sexta-feira após sofrer um grave acidente no treinamento do luge, no Whistler Sliding Center. O atleta estava em uma velocidade de 144 km/h quando perdeu o controle de seu trenó, bateu contra a parede de gelo e, depois, contra uma haste na pista.

A equipe médica dos Jogos de Vancouver tentou realizar procedimentos de reanimação, como massagem cardíaca e respiração boca a boca, antes de chamar um helicóptero para transferir Kumaritashvili ao hospital. O atleta, que havia iniciado a carreira profissional há dois anos, teve a morte anunciada horas depois pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Após morte de atleta, veja os perigos do Luge
Fonte: Terra
publicidade