PUBLICIDADE

Processo por doping faz organização tirar Armstrong de Ironman na França

14 jun 2012 - 10h42
(atualizado às 11h43)
Compartilhar

Sete vezes campeão da Volta da França, o americano Lance Armstrong não poderá participar do Ironman de Nice, marcado para o dia 24 deste mês, por causa do processo de doping que abriram contra ele nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira a organização da prova de triatlo francesa.

"O regulamento da World Triathlon Corporation, que administra a competição, aponta que um atleta não pode participar se houver um processo aberto contra ele", afirmou o responsável pela comunicação da prova, Delphine Vivet.

A agência antidoping dos Estados Unidos apresentou acusações formais por doping contra o ex-ciclista, que poderia até mesmo retirar alguns troféus de seu currículo. São 15 páginas de processo, incluindo acusações por uso do hormônio EPO, testosterona, corticóides e até transfusões de sangue, entre 1998 e 2011.

Através de comunicado, Armstrong negou as acusações, afirmando que nunca se dopou e que nunca teve um exame apontando positivo para doping. No entanto, o jornal francês L'Équipe, lembrou na edição de hoje que havia denunciado em 2005 a descoberta de seis amostras de sangue do heptacampeão com traços de EPO.

Nesta quinta-feira, a Agência Mundial Antidoping (Wada) divulgou em comunicado que o procedimento aberto contra o ex-ciclista pela agência americana está de acordo com o código mundial das entidades de controle antidopagem.

A Wada afirmou que não se envolverá com o caso de Armstrong, mas que se manterá informada, supervisionando o desenrolar do processo, esperando o julgamento e o veredicto das autoridades competentes.

O americano atualmente está no sul da França, onde alugou uma casa para se preparar para a prova em Nice. No Ironman do dia 24, ele nadaria 3,8 quilômetros no Mediterâneo, depois peladaria outros 180 e fecharia com 42 quilômetros de corrida.

O americano Lance Armstrong foi sete vezes campeão da Volta da França
O americano Lance Armstrong foi sete vezes campeão da Volta da França
Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade