PUBLICIDADE

Protesto contra a Copa interdita via perto da Fifa Fan Fest em Brasília

12 jun 2014 - 18h45
(atualizado às 18h45)
Compartilhar

Manifestação contra a Copa do Mundo interdita uma das principais vias de Taguatinga, cidade onde ocorre a Fifa Fan Fest, há cerca de 20 quilômetros de Brasília. Duas pessoas foram detidas. O protesto começou na Praça do Relógio, na região central da cidade, e os manifestantes se dirigiam para a Fifa Fan Fest, quando foram impedidos por policiais militares (PM). Foi montado um cordão de isolamento para que os manifestantes não entrem no perímetro do evento oficial da Fifa. A manifestação foi detida cerca de um quilômetro antes do local. Segundo a PM, 90 pessoas participam do protesto. Os organizadores estimam 200 participantes.

Os manifestantes tentaram negociar com a polícia para se aproximarem do local. Eles argumentaram que queriam conversar com os torcedores sobre os gastos com a Copa do Mundo e a necessidade de melhor utilização dos recursos para saúde e educação. O tenente-coronel da PM, Néviton Pereira Júnior disse, no entanto, que a marcha não poderia prosseguir. Houve discussão e duas pessoas foram detidas por incitação e desobediência ao tentarem adentrar o perímetro da Fifa, disse o tenente-coronel.

Um dos integrantes do Comitê Popular da Copa, movimento que convocou a manifestação, Thiago Ávila, criticou a postura da polícia. “A gente estava conduzindo uma manifestação pacífica e de repente a polícia montou um bloqueio. Isso é cerceamento do direito a manifestação”, disse. "Não somos contra o futebol, nós queremos ver gol. Mas queremos ver muito mais gol na saúde e na educação", completou.

A segurança foi reforçada no local. A cavalaria da Polícia Militar do Distrito Federal permanece nos postos e a manifestação começa a retornar para a Praça do Relógio.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade