0

Putin diz que medalha de prata de patinador russo "vale ouro"

19 fev 2010
18h19
atualizado às 23h46
  • separator

O primeiro ministro russo Vladimir Putin somou a sua voz ao coro dos descontentes pela medalha de prata dada ao seu compatriota Evgeni Plushenko na prova de patinaçao artística. A medalha de ouro ficou com o americano Evan Lysacek, que, de acordo com os críticos, teve uma apresentação mais burocrática.

Patinação artística - Duplas - Final

"Aceite os meus parabéns pelo seu excelente desempenho nos Jogos Olímpicos de Inverno. A sua medalha de prata vale ouro", diz o comunicado apresentado no site oficial do governo russo.

Anton Sikharulidze, presidente de esportes do Parlamento russo e da comissão de cultura, também disse Plushenko deveria ter ganhado o ouro e não a prata. "Em geral, Yevgeny foi o competidor mais forte", disse Sikharulidze.

A mulher de Plushenko exigiu que as autoridades russas defendam pubicamente o seu marido. "Este é um erro grosseiro por parte dos juízes", disse. "Precisamos defender os nossos esportistas e proteger a sua honra", completou.

Após dizer à imprensa americana que não abaixaria a cabeça nem pararia de competir apesar da dolorosa derrota na patinação artística dos Jogos Olímpicos de Vancouver, Evgeni Plushenko mudou o discurso. Voltando atrás naquela declaração, ele ameaçou encerrar a carreira em entrevista à agência russa RIA Novosti.

"Não estou disposto a patinar bem e perder", afirmou Plushenko após a vitória do americano Evan Lysacek, que conquistou o ouro mesmo sem executar o movimento mais difícil do esporte, o salto quádruplo. "Pode ter sido minha última competição".

O russo, 27 anos, chegou a se aposentar depois de se consagrar na Olimpíada de Turim 2006, mas seu afastamento das atividades só durou três temporadas. A decisão, desta vez, deixaria o atleta longe da Olimpíada de Sochi 2014.

O vencedor é eleito por juízes baseando-se em um painel técnico, que demonstra o nível de dificuldade dos movimentos e sua sintonia com a música.

Entenda a prova individual de patinação artística

No evento individual, os patinadores têm que cumprir um curto programa de no máximo 2min50 de passos, saltos, giros e combinações e outro mais longo e livre (de 4min no feminino e 4min30 no masculino).

O vencedor é eleito por juízes baseando-se em um painel técnico, que demonstra o nível de dificuldade dos movimentos e sua sintonia com a música.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Fonte: Terra
publicidade