PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

"Bonzinho", técnico se consagra na patinação sul-coreana

20 fev 2010 - 12h08
Compartilhar

Na base da "fala mansa", o técnico Kim Kwan-kyu vem conduzindo a patinação de velocidade sul-coreana a resultados significativos na Olimpíada de Vancouver (já são dois ouros e duas pratas na modalidade).

Desde que assumiu o comando da equipe, em 2004, o treinador enterrou um passado de treinos pesados e, com um estilo que agrada aos atletas, se consagrou: até os Jogos deste ano, a Coreia só havia ganhado ouro na patinação traçado curto em Jogos de Inverno.

Em entrevista à agência de notícias AP, Kim declarou que o fato de serem comandados por uma pessoa relaxada ajuda os representantes da patinação de velocidade sul-coreana. No passado, o próprio treinador literalmente sentiu na pele a diferença.

Voltando no tempo 20 ou 30 anos, os sul-coreanos eram levados para rigorosos treinos nas montanhas alemãs. Kim, que teve uma curta carreira de cinco anos, disse que o gelo macio machucava as pernas dos atletas.

Já o holandês Marnix Wieberdink, que fez amigos sul-coreanos quando patinava e hoje é agente da seleção do país, contou mais detalhes. Disse que os atletas ficavam praticamente em uma prisão e às vezes chegavam a vomitar de exaustos após os treinos.

Com Kim, porém, as coisas são diferentes. Campeã dos 500 m em Vancouver, Sang-hwa Lee descreve o técnico como uma pessoa "cordial" e "tolerante". Wieberdink, por sua vez, diz que o técnico mudou todo o estilo da patinação local com seu jeito "doce e quieto".

Neste sábado, a equipe da Coreia do Sul de Kim pode conseguir mais um feito em solo canadense, desta vez nos 1.000 m masculino.

Entenda as provas de patinação de velocidade

A patinação de velocidade é disputada em um circuito oval em provas de feminino e masculino e seis distâncias (500 m, 1.000 m, 1.500 m, 3.000 m, 5.000 m e 10.000 m). As velocidades chegam até a 70 km/h.

Dois atletas participam de cada corrida, mas não competem um contra o outro. O adversário em comum é o relógio. Ambos têm sua própria pista e têm que variar movimentos para que todos façam a mesma distância. Ganha quem fizer o menor tempo.

Há ainda a prova de perseguição por equipes na patinação de velocidade em Vancouver. Similar ao ciclismo dos Jogos de Verão, equipes de três integrantes largam na mesma hora e em cada lado da pista. O tempo só é definido quando o terceiro competidor cruza a linha.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação de Velocidade (M) - 1000m:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade