PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

"Flecha chinesa" da patinação é bicampeã olímpica nos 500 m

18 fev 2010 - 02h20
(atualizado às 03h28)
Compartilhar

A patinadora chinesa Meng Wang provou seu favoritismo e se sagrou bicampeã dos 500 m da patinação de velocidade em pista curta nesta quarta-feira (horário de Vancouver). Apelidada de "flecha chinesa", ela já havia quebrado o recorde olímpico duas vezes seguidas em Vancouver - nas quartas e nas semifinais.

Com a presença de duas canadenses entre as quatro finalistas, a prova foi anulada duas vezes antes de ser concluída, o que aumentou a tensão entre as atletas. Quando a disputa começou para valer, ninguém conseguiu alcançar Wang, que cravou o tempo de 43s048, à frente da canadense Marianne St-Gelais, medalha de prata, Arianna Fontana, medalha de bronze, e da outra canadense Jessica Gregg, quarta colocada.

Como de costume, a chinesa comemorou de forma contida a sua segunda medalha de ouro. Quem fez a festa mesmo foi a medalha de prata St-Gelais, que vibrou o feito realizado em casa com a torcida que lotou o Ginásio Pacific Coliseum, em Vancouver.

Meng Wang, 24 anos, conquistou o lugar mais alto do pódio nos Jogos de Inverno de 2010. Ela também pôde comemorar duas quebras de recorde olímpico seguidos, primeiro ao fazer o tempo de 43s284 nas quartas de final, e depois, ao cravar os impressionantes 42s985 na semifinal.

Entenda as provas de patinação de velocidade

A patinação de velocidade é disputada em um circuito oval em provas de feminino e masculino e seis distâncias (500 m, 1.000 m, 1.500 m, 3.000 m, 5.000 m e 10.000 m). As velocidades chegam até a 70 km/h.

Dois atletas participam de cada corrida, mas não competem um contra o outro. O adversário em comum é o relógio. Ambos têm sua própria pista e têm que variar movimentos para que todos façam a mesma distância. Ganha quem fizer o menor tempo.

Há ainda a prova de perseguição por equipes na patinação de velocidade em Vancouver. Similar ao ciclismo dos Jogos de Verão, equipes de três integrantes largam na mesma hora e em cada lado da pista. O tempo só é definido quando o terceiro competidor cruza a linha.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação no Gelo (F) - Traçado Curto - 500m - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade