PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

"Matador", holandês tenta confirmar supremacia na patinação

23 fev 2010 - 13h07
Compartilhar

Há atletas olímpicos de inverno que são lembrados por toda a história, e Sven Kramer pode começar a entrar para essa galeria nesta terça-feira. A partir das 16h (de Brasília), o atleta, chamado de "matador" na seleção holandesa, tenta conquistar seu segundo ouro na Olimpíada de Vancouver, desta vez nos 10.000 m da patinação de velocidade.

Campeão no Canadá já nos 5.000 m, Kramer construirá uma verdadeira hegemonia caso confirme o favoritismo nesta terça. Dominante, o holandês venceu os últimos três Campeonatos Mundiais nas duas distâncias em que é especialista - nelas, não é derrotado em grandes competições desde 2006, quando ficou com a medalha de prata nos Jogos de Turim nos 5.000 m e foi sétimo colocado nos 10.000 m.

"Mentalmente ele é um matador", disse, nesse contexto, a também holandesa Ireen Wust, vencedora da prova feminina dos 1.500 m no último domingo.

Com tantos bons resultados, Kramer, 23 anos, é constantemente comparado ao americano Eric Haiden, que faturou um recorde de cinco medalhas de ouro na patinação de velocidade nos Jogos de Lake Placid 1980.

Menos completo que Haiden, o holandês só se inscreveu em três provas em Vancouver. Na outra, a de 1.500 m, figurou apenas no 13º lugar, longe do desempenho que o levou à segunda posição nessa distância do Mundial de 2008.

Mesmo assim, os resultados do atleta, atual recordista do planeta nos 5.000 e nos 10.000 m, impressionam. "Ele tem uma técnica de patinação impecável", afirmou o seu técnico, Gerard Kemkers. "Todas essas vitórias, porém, tornam tudo mais difícil, porque a sequência invicta cria muita pressão. Não há disputas que ele pode tratar como um simples treinamento".

Entenda as provas de patinação de velocidade

A patinação de velocidade é disputada em um circuito oval em provas de feminino e masculino e seis distâncias (500 m, 1.000 m, 1.500 m, 3.000 m, 5.000 m e 10.000 m). As velocidades chegam até a 70 km/h.

Dois atletas participam de cada corrida, mas não competem um contra o outro. O adversário em comum é o relógio. Ambos têm sua própria pista e têm que variar movimentos para que todos façam a mesma distância. Ganha quem fizer o menor tempo.

Há ainda a prova de perseguição por equipes na patinação de velocidade em Vancouver. Similar ao ciclismo dos Jogos de Verão, equipes de três integrantes largam na mesma hora e em cada lado da pista. O tempo só é definido quando o terceiro competidor cruza a linha.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação de Velocidade - 5000m Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade