PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Rafaela Silva sofre ippon, e Brasil perde 3ª "decisão" para japoneses

24 ago 2011 - 09h44
(atualizado às 14h06)
Compartilhar
Allan Farina
Direto de Paris

Com apenas 19 anos, Rafaela Silva perdeu a chance de tornar-se a primeira brasileira campeã mundial de judô. Nesta quarta-feira, a judoca perdeu para a japonesa Aiko Sato, por ippon, e ficou com a medalha de prata na categoria leve feminino (-57kg) do Mundial, realizado no Palais Omnisports de Bercy, em Paris. A campanha de Rafaela foi surpreendente, vencendo 4 duelos - dos seis disputados - por ippon. Na final, não consegui repetir as boas atuações e foi derrota por uma atleta mais experiente, que ficou muito emocionada com a conquista.

Com o resultado de Rafaela, todos os brasileiros que conquistaram medalhas no Mundial de Paris tiveram judocas japoneses como algozes. Nesta última terça-feira, dia de abertura da competição, a atleta Sarah Menezes (-48 kg) foi derrota por Haruna Asami, na semifinal, e conquistou o bronze diante da francesa Frederique Jossinet. Já Leandro Cunha (-66 kg) perdeu a disputa final para Masashi Ebinuma e ficou com a prata.

O caminho de Aiko Sato foi complicado no Mundial. Na semifinal, a judoca campeã conseguiu vencer favorita da categoria Kaori Matsumoto, atual líder do ranking e campeã Mundial em 2010. Nas quartas, passou pela romena Corina Caprioriu, por ippon, aos 3min02s de luta. Anteriormente, a atleta japonesa havia passado pelas judocas Lupetey Cobas, de Cuba, Kifayat Gasimova, do Azerbaijão, e Nhu Ho Thi, do Vietnã.

A campanha de Rafaela Silva teve a americana Marti Malloy pela semifinal da competição, confronto que a brasileira saiu vencedora. Faltando apenas 53s para o término da luta, Rafaela derrubou a rival e aplicou o seu 4º ippon seguido na competição - só a primeira luta foi vencida por um wazari -, chegando à decisão.

Na disputa das quartas, a Rafaela venceu a alemã Myriam Roper. Com 1min22s de disputa, a carioca conseguiu encaixar belo golpe na adversária e venceu o duelo por ippon. A brasileira foi responsável pela maior surpresa deste segundo dia de disputas do Campeonato Mundial de Judô ao eliminar, na primeira rodada, a atual campeã olímpica Giulia Quintavalle, da Itália. Em seguida, foi a vez de superar a espanhola Concepcion Bellorin, com ippon aos 2min11s de luta.

No caminho até a final, Rafaela ainda venceu a judoca grega Ioulietta Boukouvala, novamente por ippon, aos 3min21s. O duelo pela medalha de ouro foi diante de Aiko Sato, e a falta de experiência contou para a derrota.

Pela disputa das medalhas de bronze, Kaori Matsumoto, que eliminou a outra peso leve da Seleção Brasileira Ketleyn Quadros (medalhista de bronze em Pequim 2008), venceu a alemã Myriam Roper e garantiu lugar no pódio. Na outra disputa, a romena Corina Caprioriu venceu a americana Marti Malloy e também ficou com o bronze.

Os outros brasileiros que entraram no dojô parisiense nesta manhã de quarta-feira não corresponderam às expectativas. No feminino, categoria até 57 kg, Ketleyn Quadros não resistiu à líder do ranking Kaori Matsumuto e foi derrotada com um wazari e um yuko. Érika Miranda (- 52 kg) teve bom início, mas não conseguiu superar a romena Andreea Chitu e ficou fora da disputa por medalhas. Pela categoria até 73 kg masculina, Bruno Mendonça foi eliminado pelo estoniano Kunter Rothberg.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade