PUBLICIDADE

Relembre as cinco maiores vitórias da carreira de Ayrton Senna 'do Brasil'

1 mai 2014 - 13h35
Compartilhar

Para muitos, Ayrton Senna da Silva foi o maior piloto da história da Fórmula 1. Nas pistas, Senna fazia jus ao rótulo, com vitórias épicas, emocionantes e, acima de tudo, especiais aos brasileiros. Ayrton resgatou o orgulho brasileiro, carregando a bandeira verde e amarela no cockpit e nas 41 vitórias de sua carreira.

Relembre agora, as cinco maiores conquistas de Ayrton Senna na Fórmula 1:

5 - Suzuka, 1988

A corrida que deu o primeiro título a Ayrton, foi também uma das maiores recuperações de um piloto dentro da mesma prova. Senna, dono de sete vitórias e dez poles na temporada, em 14 corridas, precisava do triunfo para se sagrar campeão.

Senna liderava o campeonato, com 75 pontos, enquanto Prost era o segundo, com 72. Uma vitória do francês e a não marcação de pontos de Ayrton, daria a liderança à Prost, com seis pontos de vantagem.

Logo na largada, o motor de Senna falhou e o piloto caiu para a 14ª colocação, cedendo a liderança à Prost, seu maior rival nas pistas. Daí pra frente, o que se viu em Suzuka foi uma épica recuperação.

Já na primeira volta, Senna era o oitavo. Na segunda, era o sexto, conquistando até a 11ª volta, a terceira colocação. Na 19ª, Senna pula para a segunda colocação, e passa a pressionar seu companheiro de equipe, Prost, pela liderança.

Na 28ª volta, o Brasil estava na ponta com Senna. Ayrton era o líder e não deixaria mais essa posição. Na prova e no campeonato. Senna era campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez na carreira.

4 - Espanha, 1986

Largando na pole, com sua Lotus, Senna abria a segunda corrida da temporada de 1986 sem o favoritismo da vitória, que recaía sobre os carros da Williams de Piquet e Mansell e as McLaren de Prost e Keke Rosberg.

Porém, saindo da posição de azarão, Senna conseguiu uma das vitórias mais apertadas da história da Fórmula 1. Logo nas primeiras voltas, um bloco de carros brigava pela liderança, com Senna, Piquet, Rosberg, Mansell, Prost, Arnoux e Lafitte muito próximos.

A quatro voltas do fim, Mansell partiu para cima de Prost, segundo colocado, que não resistiu ao melhor estado dos pneus do inglês e, na última volta, o "Leão" passou a perseguir Senna, brigando por cada centímetro de curva.

Até a última, quando Mansell colocou de lado, na reta, e passou Senna. Mas o brasileiro já havia cruzado a linha de chegada, apenas 0.14 milésimos à frente do inglês, nessa que é tida como uma das provas com menor diferença entre o vencedor e o segundo colocado da história.

3 - Brasil, 1991

Em Interlagos, Senna se consagrou de vez em busca do seu terceiro título na Fórmula 1. Na categoria desde 1984, ainda não havia conquistado uma vitória no Brasil, e a primeira veio com garra. A garra de Senna.

A 20 voltas para o fim, Senna perdeu a 4ª marcha do carro, precisando duelar com sua McLaren mais do que com os adversários na pista. A sete voltas, perdeu todas, só lhe restava a sexta. Mas, um velho aliado de Ayrton resolveu aparecer: a chuva.

A direção de prova resolveu terminar a corrida e, com a liderança de Senna, o Brasil via, em casa, um piloto levantar o troféu no lugar mais alto do pódio. À época, Ayrton comentou que aquela foi uma das maiores dores de sua vida, mas a vontade de vencer era maior.

2 - Estoril, 1985

Ayrton Senna seguia para o seu segundo ano na maior categoria do automobilismo mundial, mas nem por isso era um mero novato. Senna terminou o campeonato daquele ano na quarta colocação, a frente de nomes como Nelson Piquet, Nigel Mansell e Niki Lauda.

Mas naquela prova, sua primeira vitória na Fórmula 1. As condições da pista eram tão ruins, que apenas nove carros completaram a corrida. A chuva torrencial que caía no circuito português dificultava a pilotagem para todos. Não para Senna.

O brasileiro abriu ao menos uma volta sobre todos os carros que completaram a prova, à exceção do segundo colocado, o italiano Michele Alboreto, da Ferrari, sobre o qual abriu mais de 1 segundo.

A vitória é tida como uma das maiores pilotagens da história de Senna, vencendo na chuva, com distância, um carro inferior e pouca experiência. E isso colocou às vistas do mundo, o que descobrimos depois: Senna era único.

1 - Mônaco, 1992

Durante seus 10 anos na Fórmula 1, Senna ficou conhecido como o "Rei de Mônaco", após seis vitórias. Uma delas, ficou marcada por um duelo com um carro superior ao seu e com o piloto que viria a ser campeão naquele ano, Nigel Mansell.

Senna largou na terceira colocação naquele dia e pulou para segundo e depois primeiro, com a parada de Mansell nos boxes na volta 70. Então, com oito voltas para o fim, começou uma das maiores provas de Senna em seus 8 anos de Fórmula 1.

Mansell, com pneus melhores e um carro superior, passou a atacar Senna nas estreitas ruas do principado, contestando cada curva do brasileiro e acelerando em cada reta da pista. O duelo repetiu o Grande Prêmio da Espanha, em 1986, vencido por Senna.

E o resultado encerrou-se da mesma maneira. Com Senna fechando cada investida de Mansell, os carros terminaram a prova quase juntos, com 0.215 milésimos de vantagem a Ayrton, que conquistava sua quinta vitória em Mônaco. Logo após a bandeirada, o motor de sua McLaren fumou, de tão grande o desgaste dos sete minutos de perseguição. Senna era novamente, mágico.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
TAGS
Publicidade