PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Resultado inédito expõe briga América x Europa na dança no gelo

23 fev 2010 - 07h49
(atualizado às 07h52)
Compartilhar

A histórica vitória da dupla canadense formada por Tessa Virtue e Scott Moir na dança no gelo dos Jogos de Vancouver foi recebida de diferentes formas pelos adversários. Enquanto o casal recebeu o parabéns dos americanos, competidores europeus levantaram suspeitas sobre o resultado.

O triunfo dos anfitriões foi o primeiro da história do continente americano na modalidade em Olimpíadas. Até esta segunda-feira, eram sete medalhas de ouro para a Rússia, uma britânica e uma francesa.

Massimo Scali, que representou a Itália ao lado de Federica Faiella e terminou em quinto, reclamou da performance da dupla vitoriosa. "Quando você compete em casa, a torcida vai à loucura e ajuda os patinadores locais. Espero que isso não tenha interferido no resultado", disse.

"Não concordo com o sistema que foi usado. Eles (Virtue e Moir) não são dançarinos de verdade. Eles foram muito técnicos e não dançaram sobre o gelo efetivamente".

O russo Maxim Shabalin, bronze com a parceira Oksana Domnina, aumentou o coro de queixas europeias. "Fizemos o nosso melhor e ganhamos a medalha de bronze. Que mais posso fazer?", afirmou o campeão mundial, que confirmou que não estará nos Jogos de 2014 em casa (Sochi será a sede).

Já entre as duplas dos Estados Unidos, a impressão era de que dois representantes ianques tivessem ganho um ouro. "Tessa e Scott fizeram um trabalho incrível. Foi maravilhoso para eles e para o Canadá esta medalha. O ouro não poderia estar em melhores mãos", disse Tanith Belbin, quarta colocada junto com Ben Agosto.

Até os americanos Meryl Davis e Charlie White, que ficaram com a prata, fizeram questão de parabenizar os campeões e expuseram a briga entre América e Europa na dança. "Os canadenses são nossos amigos e essa conquista é impressionante. A atmosfera estava incrível", afirmou White.

Entenda a prova de dança no gelo da patinação artística

Na dança do gelo da patinação artística, um casal é avaliado pelo corpo de juízes por seu ritmo, interpretação da música e precisão dos passos. Diferentemente da prova de duplas da modalidade, não há saltos ou outras manobras. Como na dança do salão, os patinadores ficam em contato durante a maior parte da apresentação.

A disputa é dividida em três partes: dança obrigatória, definida por sorteio, dança original, na qual o casal atua em um estilo pré-definido (em Vancouver é o Folk/Country Dance) e dança livre, em que os atletas escolhem a música e definem a coreografia. Quem tiver mais pontos na soma das notas ganha o ouro.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Musa canadense dá show e leva ouro na patinação:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade