PUBLICIDADE

Rio apresenta mascotes inspirados na natureza para Jogos de 2016

23 nov 2014 - 22h29
(atualizado às 23h09)
Compartilhar

O mascote dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro será um animal amarelo que representa a mistura de "todos os bichos brasileiros" e cujo nome será escolhido pelo público em votação na Internet, anunciaram os organizadores da Olimpíada neste domingo.

Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, em foto de divulgação.
Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, em foto de divulgação.
Foto: Alex Ferro / Reuters

Além do mascote olímpico, também foi apresentado o mascote dos Jogos Paralímpicos, descrito pelos responsáveis como "uma criatura mágica, mistura de todas as plantas das florestas brasileiras". O mascote paralímpico é azul e tem a cabeça formada por uma folhagem verde.

"O mascote olímpico representa a diversidade dos animais do país. Já o mascote paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira", disse o Comitê Rio 2016 em comunicado.

De acordo com os responsáveis pela criação, os mascotes foram pensados com influências variadas de cultura pop, elementos da animação e, até mesmo, de personagens de videogame.

A escolha dos mascotes foi feita por meio de uma concorrência, vencida pela Birdo Produções, de São Paulo. O processo contou com a chancela de diretores do Festival Anima Mundi, segundo os organizadores.

A partir do lançamento dos mascotes, foi iniciada uma votação na Internet para a escolha dos nomes. O público poderá votar em três pares de nomes, um para cada mascote: Oba e Eba, Tiba Tuque e Esquindim, e Vinicius e Tom.

“Os mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos. Eles têm a missão de encantar e envolver o público, principalmente, as crianças”, disse o presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, em nota.

Os mascotes dos Jogos Rio-2016 farão sua primeira aparição pública na segunda-feira, em evento em uma escola da cidade.

(Por Pedro Fonseca)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade