PUBLICIDADE

Antes da fama, salva-vidas limpavam banheiros nos EUA

27 set 2012 - 16h14
(atualizado às 16h20)
Compartilhar

Por Eugênio José

Os irmãos Dinho e Dici trabalhando na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos
Os irmãos Dinho e Dici trabalhando na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos
Foto: Divulgação


Os irmãos Vlaudemir, o Dinho, e Valdecir Birtche, o Dici, já viajaram pelo mundo trabalhando como salva-vidas de rodeio, profissão chamada de palhaço de rodeio na década de 1990. Nascidos em Maringá (PR), a dupla passou por dificuldades na carreira. "A gente não tinha o que comer. Ficávamos o dia todo comendo goiabada", explica Dinho.



A carreira dos irmãos nas festas de peão começou em Paranavaí (PR), onde os organizadores do evento procuravam por um salva-vidas. Dici aceitou o convite e, daquele dia em dia, só trabalharia distraindo touros no Brasil e no mundo.



Dinho também entrou para a profissão e, em pouco tempo, tornaram-se os "Anjos da Arena" oficiais do Circuito Cowboy Foverer, campeonato exclusivo para estudantes universitários. Eis que no ano 2000 uma oportunidade de intercâmbio para os Estados Unidos levou a dupla à América. Se apaixonaram pelo país e lá resolveram investir na carreira profissional. "Fizemos muita coisa para conseguir dinheiro, mas a pior delas era lavar os banheiros utilizados por mil funcionários de uma empresa", lembra Dici.



Nos EUA os profissionais passam por testes para ingressar na PRCA (Professional Rodeo Cowboys Association). Funciona assim: depois de pagar uma taxa, o candidato avisa comissão da PRCA quais serão os próximos cinco evento de atuação. Sem comunicar, um membro da entidade assiste a apresentação e depois envia uma carta informando o resultado ao participante.



"Sem saber que estávamos sendo observados, fomos surpreendidos pelo diretor da PRCA, que nos aprovou ali mesmo, quebrando os protocolos. Abracei meu irmão e choramos juntos, pois havíamos conquistado um sonho e rompido uma barreira", conta Dici. Com o emprego, os irmãos se tornaram a primeira dupla brasileira a ser credenciada pela PRCA.



Entre Brasil e EUA, os irmãos viajaram até 2006, quando foram convidados por um americano e um australiano para fundar a IPR (International Pro Rodeo), empresa que iniciou trabalhando com intercâmbios para peões e, hoje, administra campeonatos no Brasil, na Austrália e no Canadá.



A dupla já trabalhou em Barretos (SP), Jaguariúna (SP), Rio Verde (GO), Americana (SP), São José do Rio Preto (SP) e nos campeonatos Brahma Super Bull PBR, Top Team Cup, IPR e Liga Nacional de Rodeio.




Os salva-vidas de rodeio são conhecidos como "Anjos da Arena", pois distraem o touro quando o peão cai da montaria, evitando que o competidor seja atingido pelo animal.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
TAGS
Publicidade