PUBLICIDADE

Rossi destrona Márquez e faz festa com homenagem a Salom na Catalunha

Uma corrida repleta de reviravoltas. Este pode ser um resumo do Grande Prêmio da Catalunha, realizado neste domingo. O heptacampeão Valentino Rossi, depois de sofrer em sua casa, triunfou diante da torcida do catalão Marc Márquez, ao completar a prova em 44min37s589. Com a segunda posição, Márquez voltou a assumir a liderança da MotoGP com […]

5 jun 2016 - 10h25
Compartilhar
Exibir comentários

Uma corrida repleta de reviravoltas. Este pode ser um resumo do Grande Prêmio da Catalunha, realizado neste domingo. O heptacampeão Valentino Rossi, depois de sofrer em sua casa, triunfou diante da torcida do catalão Marc Márquez, ao completar a prova em 44min37s589.

Com a segunda posição, Márquez voltou a assumir a liderança da MotoGP com 125 pontos, dez à frente de Jorge Lorenzo. O espanhol da Yamaha se envolveu em uma queda com Andrea Iannone a nove voltas do fim, e não conseguiu pontuar. Rossi, por sua vez, diminuiu a diferença para a dupla de espanhóis, com 103 pontos.

A prova também envolveu um ato de respeito entre os dois primeiros colocados. Rivais declarados e amizade fora das pistas encerrada desde o incidente em Sepang, na Malásia, na temporads 2015, Márquez estendeu a mão para Rossi, que retribuiu o cumprimento. O gesto de respeito causou furor no Circuito de Barcelona, que se animou em ver a reconciliação entre os dois pilotos.

“Estava na frente em toda a corrida, empurrando muito, mas infelizmente não fui capaz de criar uma distância muito grande para escapar de Márquez. Foi uma grande vitória, uma das melhores da minha carreira, e dedico a Luis Salom e sua família”, declarou Rossi. Todos os pilotos, no pódio, vestiram camisetas pretas, em homenagem ao piloto falecido na sexta-feira, durante o treino da Moto2

Na largada, Márquez caiu para a segunda posição. Mais esperto, Lorenzo tomou a dianteira, enquanto Iannone caiu da terceira para a oitava posição, recuperando-se e ficando em quarto. Rossi também não fez uma largada espetacular, perdendo três posições.

Na curva 1, porém, o heptacampeão mostrou sua força. Ultrapassou Barberá, depois Viñales e Iannone. Na curva 10, ultrapassou Pedrosa. Na sequência, Márquez, então segundo, ficou para trás. A briga ficou entre o italiano, e Lorenzo, que perdeu a posição.

A 19 voltas do final, o espanhol da Honda passou o compatriota da Yamaha, que lutava para permanecer entre as primeiras colocações. Lorenzo acabou perdendo posições para Pedrosa e para Viñales.

Iannone, então sexto colocado, e Lorenzo vieram a protagonizar um momento tenso, a nove voltas do final. O piloto da Ducati acabou tocando na moto do espanhol, e os dois acabaram caindo. Ainda houve uma tentativa de pedido de desculpas por Iannone, mas Lorenzo não quis aceitar.

Assim, a batalha ficou entre Rossi e Márquez. A quatro voltas do final, o Formiga Atômica ultrapassou ‘Il Dottore’, que seguiu procurando espaços para voltar ao topo. Duas voltas depois, Rossi conseguiu recuperar a primeira posição. O espanhol acabou perdendo força, e o italiano abriu boa vantagem, mantendo a liderança e enfim, festejando vitória na casa do catalão.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade