PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Saltador deixa passado doloroso para trás e festeja prata no Mundial

27 jan 2011 - 11h32
Compartilhar

Anderson Giorge Regio
Direto de Christchurch (Nova Zelândia)

O paulista André Luiz de Oliveira foi um dos atletas que mais comemorou a conquista de uma medalha no Mundial Paraolímpico de Atletismo. Ele levou a prata no salto em distância, categoria T44 (amputados), na competição realizada no Estádio Queen Elizabeth, em Christchurch, na Nova Zelândia.

"Foi maravilhoso, uma conquista bem suada e valorizada. Foi uma explosão de dever cumprido pela medalha. Como diz Zequinha Barbosa (ex-corredor), a medalha é como levar o doce da competição", disse André, 28 anos.

O atleta competia no passado entre os convencionais, mas em 1997, durante as seletivas para o Mundial de Atenas, sofreu uma grave contusão que o impediu de seguir profissionalmente.

"Infelizmente, no primeiro salto, tive uma lesão complexa no joelho (esquerdo). A gravidade maior é que rompi o nervo fibular, perdi a sensibilidade e o movimento completo (da perna). Houveram várias complicações, os ligamentos se romperam e o joelho ficou comprometido", recordou-se.

No entanto, em 2004, ele teve o recomeço e foi convidado para participar do esporte paraolímpico. André conquistou a prata no revezamento 4x100 m na Paraolimpíada de Pequim, em 2008, mas a sensação de conquistar a medalha em uma prova que o tirou por vários anos das pistas teve um sabor ainda mais especial.

"Foi uma conquista importante. Eu disputei com atletas convencionais, mas não tive a chance ou oportunidade de pegar seleções. Eu cheguei a selecionados como paraolímpico. Essa medalha representa um trabalho árduo e de superação", completou.

No retorno ao Brasil, André afirmou que só tem uma coisa em mente. "Quero encontrar as mulheres da minha vida (mulher e filha) e ir para o mato, uma chácara, e recuperar as energias", comentou o corredor e saltador, que já está com o Parapan de Guadalajara em mente.

O jornalista viajou a convite do Comitê Paraolímpico Brasileiro

André Oliveira exibe sua medalha de prata, conquistada no Estádio Queen Elizabeth, na Nova Zelândia
André Oliveira exibe sua medalha de prata, conquistada no Estádio Queen Elizabeth, na Nova Zelândia
Foto: Beto Monteiro/CPB / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade