PUBLICIDADE

Medalhista olímpico prevê melhora do judô brasileiro em Londres

14 mar 2011 - 11h54
Compartilhar

O ex-judoca Henrique Guimarães, medalhista de bronze de Atlanta 96, está confiante com o futuro do esporte no Brasil. Hoje diretor do Centro Olímpico do Ibirapuera, que recebe os treinamentos de atletas de dez modalidades olímpicas, o ex-atleta afirmou, em entrevista ao Terra, que os judocas da Seleção Brasileira têm grandes chances de trazer uma medalha na Olimpíada de Londres 2012.

"Eles vão estar melhores que Pequim 2008, porque viemos de 2007 com um Mundial muito bom, com três ouros, e na Olimpíada não tivemos nenhuma de ouro, foram três bronzes. O Thiago Camilo é muito experiente, o Leandro Guilheiro também. Temos todas as chances, porque os atletas estão se preparando mais desta vez. Eles vão chegar em um ritmo mais forte para Olimpíada de 2012", afirmou Henrique Guimarães.

Hoje, o Centro Olímpico recebe cerca de 1.100 atletas em seus domínios para a realização de treinos, entre eles César Cielo, Maurren Maggi e algumas promessas do esporte, como o saltador Caio Cezar. São dez modalidades: judô, atletismo, boxe, ginástica artística, vôlei, basquete, handebol, natação, futebol feminino e luta olímpica.

"O Centro Olímpico investe, em média de R$ 4 milhões, tudo custeado pela Secretaria de Esportes, pela Prefeitura de São Paulo. Não tenho muito conhecimento de valores, mas por alto é isso, contando bilhete único, comida. Os atletas têm um custo, porque temos um centro de medicina esportiva, eles fazem exames, tem dentista, psicólogo, fisiologia. O Centro Olímpico é um sonho que poucos clubes privados têm", explicou Henrique.

Além de atletas profissionais, o local recebe também crianças. "Hoje elas têm mais oportunidades de fazer atividades físicas, o setor público te oferece um pouco mais, mas por conta disso, as opções que existem fora do esporte também são grandes, como internet, videogame, etc. Às vezes as crianças preferem isso. Tem esses dois lados", completou.

Em sua primeira prova da temporada, Cielo vence os 100 m livre com o tempo de 50s68
Em sua primeira prova da temporada, Cielo vence os 100 m livre com o tempo de 50s68
Foto: Satiro Sodré/Agif / Gazeta Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade