PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

COI ignora morte de Bin Laden, mas quer prioridade na segurança

8 mai 2011 - 09h08
Compartilhar

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, ignorou a morte do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, pelos Estados Unidos há uma semana ao comentar sobre a segurança dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Segundo Rogge, a segurança é a prioridade máxima do comitê organizador e o assunto Bin Laden é uma "questão política".

"Segurança sempre foi nossa prioridade. Desde os Jogos de Munique 1972 temos dado prioridade a isso", afirmou Rogge, segundo o jornal Daily mail, lembrando do ataque terrorista na competição disputada na Alemanha.

Na ocasião, 17 pessoas morreram, entre elas 11 atletas israelenses, 5 terroristas palestinos e 1 policial. Na manhã de 5 de setembro, terroristas palestinos da organização Setembro Negro invadiram a Vila Olímpica e dormitórios da delegação israelense. Duas pessoas foram assassinadas imediatamente e outras nove foram feitas reféns. Os terroristas pediram a libertação de 200 árabes prisioneiros em Israel e ameaçaram executar dois reféns a cada hora.

O governo britânico tem dito que a ameaça de terrorismo permanecerá no nível "severo" durante as Olimpíadas, apenas um grau abaixo do nível mais extremo, o que significa que um ataque é altamente provável.

"Segurança nos Jogos é de responsabilidade das autoridades locais e não temos dúvida de que nossos parceiros farão o trabalho á altura", disse o COI, em um comunicado. "Os jogos são uma celebração de paz. Estamos ansiosos para que esse espírito seja respeitado durante a edição".

Rogge comenta sobre segurança para Londres 2012
Rogge comenta sobre segurança para Londres 2012
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade