PUBLICIDADE

O dia em que velejei com Torben Grael

5 jun 2011 - 07h32
Compartilhar
Dassler Marques
Direto de Ilhabela

"Três minutos", anuncia de maneira enérgica um dos membros da tripulação do veleiro Mitsubishi Gol, classe S40. "Trinta segundos", diz instantes depois. Nessa altura, o coração de um jornalista a bordo vai muito além de 100 batidas por minuto. Estamos no barco liderado por Torben Grael, em Ilhabela, por ocasião da disputa da Mitsubishi Sailing Cup. Torben e os demais competidores, gentilmente, realizaram uma regata para troca de experiências com os repórteres in loco.

» Fotos ampliadas: veja fotos da regata de vela oceânica em Ilhabela

Por mais que o mar esteja tranquilo e todos os profissionais dominem o veleiro, ouvir uma contagem regressiva a bordo causa apreensão em doses razoáveis para que não está habituado. Por sorte, aquela era apenas a preparação para a largada em movimento, ocasião chave na vela. É quando cada barco encaminha qual será sua estratégia para transpor as boias e terminar a regata à frente.

Torben tem cinco medalhas olímpicas e só outros cinco brasileiros, além dele, conquistaram dois ouros nos Jogos. Mais sorte que a dele, só a minha: entre mais de uma dúzia de jornalistas, fui sorteado para embarcar no seu Mitsubishi Gol. Um privilégio e tanto.

Torben, 50 anos, é o tipo de liderança silenciosa. Na teoria, o comandante da embarcação é seu filho, Marco, timoneiro e três décadas mais jovem. Na prática, é o pai quem define os movimentos que os outros nove membros da tripulação vão fazer. Mas quase sempre sem muita exaltação: tudo se resolve com comandos rápidos e pontuais. Inclusive o que deu a mim: "fica na popa (traseira), é onde você vai atrapalhar menos. Acompanha o resto do pessoal e fica sempre na parte do barco que está para cima".

Dançando sobre um veleiro

A bordo de um veleiro de 40 pés (mais de 12m de comprimento) você não imagina a inclinação que se faz sobre a água: há momentos em que o barco parece ficar na posição vertical. Se você está do lado errado, pode cair dentro d'água facilmente e ainda atrapalha o deslocamento do barco. Outra coisa que um leigo (meu caso) geralmente não percebe: é o peso dos tripulantes e sua relação com a vela que faz o barco progredir só com a força do vento.

Por isso a sensação é de que se está dançando com o veleiro. Enquanto velas gigantescas vão sendo içadas, todos os tripulantes precisam mudar de lado entre cordas, cabos e equipamentos. Se você tropeçar...pode cair no ar. E não estamos de colete. Por sorte, esta foi apenas uma possibilidade mais remota e após alguns minutos os movimentos ocorrem de maneira quase automática.

Ao contrário de uma corrida de Fórmula 1, por exemplo, é mais difícil perceber a posição de seu barco dentro da regata. Durante o percurso, parece que estamos à frente, mas um leigo não consegue ter certeza, já que os barcos estão distante uns dos outros e têm suas estratégias particulares. Mas, para a virada final antes da reta de chegada, quando o mar aberto vira um funil, já é possível perceber que nosso posicionamento é bom.

Aparentemente, algo dá errado, e o barco Pajero é o primeiro colocado - e também o único à frente do nosso Mitsubishi Gol, vice-líder. A segunda posição nessas circunstâncias é uma derrota para um sujeito com o currículo de Torben, que rapidamente faz seu julgamento. O homem de sangue dinamarquês, com alguns palavrões bem brasileiros, tenta afinar os detalhes para o dia seguinte e diz tudo o que houve de errado.

Torben me explica que a equipe não se juntava havia quase um ano, o que faz crescer a importância dessa regata com os jornalistas. Se para eles foi importante, imagine para nós. Velejar no mesmo barco onde está Torben Grael é como jogar futebol com Ronaldo ou Zico, quiçá Pelé. É como trocar bolas com Gustavo Kuerten ou quem sabe saltar em uma piscina com Cesar Cielo. Uma experiência para contar aos filhos.

O repórter viajou a convite da organização do evento

Repórter a bordo precisa se segurar firme
Repórter a bordo precisa se segurar firme
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade