PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Mirando pontos para Londres, Hugo Pessanha explica desistência do Pan

15 set 2011 - 18h29
(atualizado em 16/9/2011 às 09h10)
Compartilhar

O judoca brasileiro Hugo Pessanha justificou nesta quinta-feira porque abdicou da participação nos Jogos Pan-Americano de Guadalajara, que serão realizados entre os dias 14 e 30 de outubro. A decisão foi tomada para que ele some pontos para o ranking mundial visando a Olimpíada de Londres, em 2012.

"Eu, meu técnico e a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) decidimos juntos que como o principal objetivo são os Jogos Olímpicos, eu não devo ir ao Pan, apesar de ser uma importante competição para o esporte mundial. Na mesma época estarei em Abu Dhabi disputando o Grand Prix, que vale pontos para o ranking da FIJ (Federação Internacional de Judô)", explicou.

Desta forma, a parte masculina da delegação nacional que embarcará para o evento mexicano será composta por Felipe Kitadai (até 60 kg), Leandro Cunha (até 66 kg), Bruno Mendonça (até 73 kg), Leandro Guilheiro (até 81 kg), Tiago Camilo (até 90 kg), Luciano Corrêa (até 100 kg) e Rafael Silva (+100 kg). A lista definitiva foi divulgada na terça-feira.

Antes, porém, do torneio nos Emirados Árabes, Pessanha, da categoria até 90 kg, competirá a Copa do Mundo da modalidade entre 1º e 2 de outubro.

Ao contrário dos Jogos Pan-Americanos - que ficaram fora do processo seletivo para a Olimpíada - os dois certames contam 100% da pontuação para o ranking mundial da FIJ, o qual seleciona os atletas para os Jogos de 2012. Os 22 homens e as 14 mulheres melhores colocadas garantem vaga em Londres.

Na mesma época do Pan, Hugo Pessanha estará disputando o Grand Prix em Abu Dhabi
Na mesma época do Pan, Hugo Pessanha estará disputando o Grand Prix em Abu Dhabi
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade