PUBLICIDADE

Saiba quem é o "xerifão brasileiro" que comanda espanhóis em regata

5 nov 2011 - 15h45
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Diego Garcia
Direto de Alicante (Espanha)

Ele nasceu no Uruguai, tem 43 anos, é projetista de barcos, velejador profissional e também naturalizado brasileiro há mais de 25 anos. Horácio Carabelli, um dos mais conceituados nomes da vela mundial, retorna à Volvo Ocean Race - tradicional regata que dá a volta ao mundo em nove meses - não para defender o título obtido na edição 2008/09, mas para ser o "xerifão" da equipe espanhola da Team Telefonica.

"Estou nesse time há mais de dois anos. Faz parte de um projeto, muito treinamento. Atuo como diretor externa e internamente da embarcação. Cuido da manutenção, de todas as táticas e ainda sou o reserva imediato caso alguém tenha alguma indisposição e precise deixar a equipe", afirmou.

O brasileiro está no cargo de diretor técnico da equipe espanhola e conversou com o Terra durante passeio de bicicleta pela Vila da Volvo Ocean Race em Alicante, na Espanha, local da largada oficial, minutos após os seis concorrentes ao título deixarem o local e rumarem à Cidade do Cabo, próximo destino da regata.

A função de Carabelli no time da Telefonica é considerada uma das mais difíceis na tripulação, uma vez que, apesar de não ter que atravessar os mares como os outros 11 membros que embarcaram no barco espanhol, tem que lidar com todos os empecilhos que rondam a equipe durante o percurso de nove meses ao redor do planeta.

"Vou manter contato diário com eles e também com o pessoal da Volvo. Cuidarei de toda a parte tática envolvendo o nosso barco e serei responsável pelas estratégias, manutenção, e tudo o mais que for necessário", acrescentou Carabelli, que é o capitão substituto no caso de Iker Martinez, medalhista de ouro olímpico em 2004, não poder comandar a Team Telefonica.

Horacio Carabelli tem ampla história na regata brasileira. Ele disputou as Olimpíadas de Seul, em 1988, desenhou e coordenou a construção de centenas de embarcações, fez parte da tripulação do Brasil 1 - o primeiro barco do País a disputar a Volvo Ocean Race - e ainda integrou o Victory Challenge, time sueco que participou da America's Cup, a mais importante competição de vela do mundo.

Para completar, o velejador também fez parte da Ericsson 4, embarcação campeã da Volvo Ocean Race em 2008/09, capitaneada pela lenda da vela brasileira Torben Grael. Outro que faz parte do time da Telefonica e que também é natural do Brasil é Joca Signorini, que está dentro do barco junto a outros 10 integrantes da equipe.

O repórter viajou a convite da organização da Volvo Cars

"Xerifão" da Team Telefonica, Horácio Carabelli define as estratégias da equipe
"Xerifão" da Team Telefonica, Horácio Carabelli define as estratégias da equipe
Foto: Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade