PUBLICIDADE

Índia pode ficar fora dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

25 nov 2011 - 10h56
Compartilhar

A Índia fará votação para decidir se vai ou não aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, segundo o jornal Sky Sports. O motivo do possível boicote é o envolvimento econômico da empresa Dow Chemicals com a construção do Estádio Olímpico.

A companhia americana, que financiará o suporte externo do Estádio, foi a responsável pelo maior desastre industrial da história indiana. Em 1984, a fábrica da Union Carbide, antigo nome da Dow Chemical, localizada na cidade de Bhopal, teve o vazamento de aproximadamente 40 toneladas de gases tóxicos, atingindo a 500 mil pessoas, entre trabalhadores e moradores da região. Pelo menos 27 mil indianos morreram devido à exposição ao material químico.

A Union Carbide pagou o referente a R$ 880 milhões na época do desastre, para reparar os danos feitos às vitimas da tragédia. Entretanto, o governo do país asiático ainda move uma ação contra a companhia americana, exigindo o valor de R$ 2,9 bilhões.

Barry Gardiner, Membro do Parlamento Inglês, entendeu a posição da Índia, e ainda repreendeu Lord Sebastien Coe, presidente do Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos de Londres, afirmando que o envolvimento com a companhia foi um erro, em vista dos problemas existentes em seu passado.

Chefe ministro do Estado de Madhya Pradesh, cujo capital é Bhopal, Singh Chouhan disse que o investimento no Estádio Olímpico seria mais bem empregado caso fosse dado às vítimas do acidente industrial.

A Dow Chemical se defendeu, assegurando que apenas comprou os direitos da Union Carbide 16 anos após o desastre e que, por isso, não tem responsabilidade sobre o que ocorreu em 1984.

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira a delegação que representou o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México
A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira a delegação que representou o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade